on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como calcular o número de massa da tabela periódica

Atualizado em 18 junho, 2018

A tabela periódica lista todos os elementos conhecidos pelo homem. Ela tem um quadrado para cada elemento. A maioria das tabelas usam uma abreviatura para cada um deles, como "O" para o átomo de oxigênio ou "C" para o de carbono. Em cada quadrado, são listados vários números, incluindo o número atômico e massa atômica. O número de massa representa a quantidade de prótons e nêutrons no núcleo do elemento. Para calcular o número de massa da tabela periódica, você precisa encontrar o seu peso atômico.

Instruções

Todos os elementos estão listados na tabela periódica (science image by peter Hires Images from Fotolia.com)
  1. Localize o elemento para o qual você deseja encontrar o número de massa na tabela periódica. Por exemplo, se estiver procurando o iodo, você deve procurar o "I" nela.

    Loading...
  2. Encontre o peso atômico no canto do elemento na tabela periódica. Ele está localizado na parte inferior do centro do quadrado. O peso atômico do iodo é 126,90447.

  3. Arredonde o peso atômico até o número inteiro mais próximo para calcular o número de massa. Finalizando o exemplo, o peso atômico do iodo de 126,90447 arredonda para 127, então o número de massa do iodo é 127.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...