Mais
×

Como calcular teor de umidade em alimentos

Atualizado em 17 abril, 2017

O teor de umidade adequado é necessário para manter alimentos em seu estado mais fresco. Se o conteúdo de umidade estiver muito alto ou muito baixo, o sabor e a aparência dos alimentos são afetados. Há também outros fatores controlados pelo teor de umidade de um produto, como o custo e a rotulagem. Certas indústrias de alimentos exigem um teor mínimo ou máximo de umidade para empacotar e rotular os alimentos de forma segura. Quanto maior a umidade do produto, mais barato ele é. A maneira mais fácil de determinar o teor de umidade em alimentos é utilizando o método do forno de secagem, em que uma amostra de alimento é aquecida e o peso perdido devido à desidratação é utilizado em cálculos.

Instruções

O teor de umidade dos alimentos determina frescor, embalagem, custo e rotulação (Food image by robootb from Fotolia.com)
  1. Pegue uma amostra do alimento cujo teor de umidade você queira calcular, como tomates fatiados ou um pedaço de peixe.

  2. Coloque a amostra de comida em uma balança e anote o peso inicial.

  3. Coloque a amostra em uma assadeira e depois no forno. Não há temperatura ou tempo pré-definidos, pois variam conforme a amostra. Deixe a amostra dentro do forno, até que você perceba que o processo de secagem está completo.

  4. Retire a amostra de comida do forno depois que a secagem estiver completa e deixe-a esfriar. Descubra o peso final da amostra com a balança e subtraia esse número do peso inicial. Divida o valor obtido pelo peso inicial da amostra e multiplique por 100. Isso dará a porcentagem do conteúdo de umidade da amostra.

O que você precisa

  • Amostra de alimento
  • Balança
  • Forno
  • Assadeira
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article