Efeitos de xilogravura no Corel Painter

Escrito por xandra lynn | Traduzido por caio amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Efeitos de xilogravura no Corel Painter
As xilogravuras eram utilizadas como formas primitivas de impressão pois eram fáceis de serem reproduzidas (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Criar efeitos de xilogravura com o Corel Painter é uma tarefa bastante simples. Esses efeitos imitam a arte criada com ferramentas tradicionais da técnica. A xilogravura tradicional é criada esculpindo-se uma imagem ou desenho em um bloco de madeira com uma faca e depois aplicando-se tinta à superfície sem cortes para criar uma imagem. No Corel Painter, isso é tão simples como a aplicação de um filtro para uma foto.

Outras pessoas estão lendo

O que é uma xilogravura?

A xilogravura é uma forma de arte muito usada ao longo da história em todo o mundo para criar arte e estilos. Antes de serem substituídas por modernas ferramentas de design gráfico e impressoras, elas já foram utilizadas em processos de impressão de livros que precisavam de imagens. Atualmente, são feitas, principalmente, como uma forma de arte. Para criar uma xilogravuras, talha-se um desenho em um bloco de madeira, cobre-se a superfície da madeira com tinta e, em seguida, estampa-se ou imprime-se o bloco em vários papéis.

Efeitos de xilogravura no Corel Painter
A xilogravura foi muito usada ao longo da história (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Copiando o efeito de xilogravura no Corel Painter

O Corel Painter, um programa de artes gráficas, permite criar a ilusão de xilogravuras a partir de uma simples fotografia ou imagem com a aplicação um filtro. Acesse o menu "Effects" (Efeitos), selecione "Surface Control" (Controle de superfície) e "Woodcut" (Xilogravura). Aparecerá uma janela de opções, como a espessura da xilogravura, a escolha da coloração entre preto e branco ou colorido, além de outros detalhes.

Xilogravuras em preto e branco

O Corel Painter permite criar xilogravuras em preto e branco a partir de uma fotografia colorida. Ao aplicar esse efeito, basta marcar a caixa "Saída preta" e certificar-se de que a caixa "Saída colorida" esteja desmarcada. As xilogravuras em preto e branco são as mais conhecidas porque exigem o uso de apenas uma cor de tinta para reproduzir uma imagem.

Xilogravuras coloridas

As xilogravuras coloridas tradicionais envolvem um processo secundário. Blocos adicionais de madeira são cortados para especificar onde a cor da tinta será aplicada, ou outro meio de arte, como tinta, é aplicado sobre a parte superior da xilogravura impressa originalmente em preto e branco. Elas podem ser facilmente criadas no Corel Painter. Ao aplicar esse filtro, certifique-se de que a caixa "Saída colorida" esteja marcada, e o programa renderizará suas cores para corresponder às cores existentes na fotografia ou desenho.

Efeitos de xilogravura no Corel Painter
As xilogravuras coloridas são criadas com passos a mais, como pintura ou blocos extras para as cores (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível