Por que meu cão morde as próprias patas?

Escrito por adele eliot | Traduzido por bruna biagioli
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que meu cão morde as próprias patas?
Há várias razões pelas quais um cão possa morder as patas (pet dog feet paw image by Paul Retherford from Fotolia.com)

Pode ser angustiante para qualquer dono ver seu cão mordendo as próprias patas. Esse tipo de comportamento é comum, mas pode ser autodestrutivo e causar ferimentos se não for diagnosticado no início. Embora os cães vão mastigar e lamber objetos ao redor deles, a mastigação contínua em suas patas é um sinal de que algo está errado. Os motivos podem ser relacionados com saúde ou comportamento, mas é importante procurar a orientação de um veterinário.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

Esse tipo de comportamento será perceptível em seu cão. Ele irá constantemente morder suas patas e você pode também observar ele lambendo aquela área vigorosamente. Mesmo que você não tenha notado esse comportamento regularmente, se as patas de seu cão estão vermelhas, escamosas ou estão perdendo pelos, é importante visitar seu veterinário para determinar as causas. Pode ser, também, que os pelos ao redor das patas ficaram manchados por causa da saliva de seu cachorro.

Significado

Mesmo que possa ser comum em cães, esse tipo de comportamento geralmente indica um problema médico ou comportamental. Em ambos, será necessário tratamento, ou o cão correrá o risco de machucar a si mesmo. Se ele continuar mordendo e irritando a área, poderá resultar em infecções da pele e dificuldade para andar. O diagnóstico de um veterinário ajudará a prevenir esse tipo de comportamento no futuro.

Causas

Como explica a Professor`s House (casa do professor), se um cão está continuamente mordendo ou lambendo suas patas, isso pode indicar um problema de pele, parasitas, lesão ou outro tipo de problema interno como artrite, por exemplo. Se não há uma causa médica aparente, comportamento obsessivo compulsivo pode estar por trás dessa atividade. O veterinário americano Dr. Matthew Cooper diz que patas irritadas podem também ser causadas por alergias por comida ou pelo ambiente em que o cão vive.

Prevenção / Solução

Uma vez que o veterinário tiver confirmado a fonte do problema, você pode tomar ações apropriadas para prevenir que esse tipo de comportamento ocorra no futuro. Seu veterinário pode indicar algumas pomadas que possuem um cheiro ou gosto que evita que o cão morda a área. Se a causa é comportamental, seu cão pode precisar de treinamento profissional. Você também pode ajudar assegurando que ele tenha estimulações suficientes, como exercícios e brincadeiras.

Considerações

Mesmo que seja fácil para você intervir nesse comportamento enquanto estiver por perto, isso pode ser também causado por tédio, então é importante certificar que seu cão tenha brinquedos suficientes para se entreter quando estiver sozinho. Se as mordidas são severas, seu veterinário pode te recomendar o uso de um colar de limitação para que seu cão não alcance as patas, permitindo assim que qualquer infecção seja curada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível