Capacidade de tensão de uma parede de cisalhamento de madeira

Escrito por bridgette austin | Traduzido por antônio melo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Capacidade de tensão de uma parede de cisalhamento de madeira
Paredes de cisalhamento de madeira não só aumentem a resistência à tração de um edifício, mas também ajudam a reduzir o desperdício durante a construção (Hans Hansen/Lifesize/Getty Images)

Paredes de cisalhamento resistem à cargas de cisalhamento e à tensão caindo sobre a estrutura e por meio da base do prédio. A Engineered Wood Association afirma que é provado que as paredes de cisalhamento bem projetadas suportam cargas laterais e impedem falhas estruturais. Paredes de madeira variam em capacidade de cisalhamento dependendo das espécies da madeira, as quais variam em força e capacidade de tensão.

Outras pessoas estão lendo

Função

Cargas laterais, como atividade sísmica e ventos fortes forçam criam tensão na estrutura do telhado de um edifício. As cargas laterais são transferidos do telhado para diafragmas horizontais, que podem ser telhados, pavimentos ou outras estruturas de apoio horizontal. Essas cargas são, em seguida, transferidas para as paredes de cisalhamento do edifício. Paredes de cisalhamento, quer feitas de madeira ou de alvenaria, transferem essas cargas para a base do edifício. Esse processo aumenta a resistência à tração do edifício ou a capacidade global de resistir a tensão de cargas.

Desenhos das paredes de cisalhamento

Geralmente, as paredes de cisalhamento são divididas em dois tipos de desenho: segmentado e perfurado. As paredes de cisalhamento de madeira são divididas em seções exibindo uma combinação de aberturas nas paredes e altura total de revestimento. As aberturas nas paredes são geralmente portas e janelas. Paredes de cisalhamento perfuradas são semelhantes aos projetos segmentados. No entanto, as paredes de cisalhamento de madeira usando um desenho de corte perfurado instalam conectores suspensos em cada extremidade. Em contraste, as paredes de corte segmentado instalam conectores suspensos nos cantos inferiores de cada segmento da parede para minimizar o tombamento.

Espécies de madeira

Como componentes revestidos em edifícios, as paredes de cisalhamento consistem em longos painéis de madeira que englobam madeira serrada, madeira compensada ou ripa de madeira. A densidade desses materiais afeta a força de fixação e a capacidade de resistência da madeira. Por exemplo, abeto de douglásia é uma espécie de madeira que tem alta densidade e fornece uma superfície forte e segura para parafusos. Em comparação, as paredes de cisalhamento sequoia e pau-brasil possuem baixa densidade e são mais fracas do que as estruturas de abeto de douglásia, de acordo com a Association of Bay Area Governments.

Vantagens

Uma das vantagens do uso da madeira no projeto de cisalhamento é a capacidade da madeira de absorver o impacto de cargas, de acordo com a Engineered Wood Association. Paredes de cisalhamento de madeira continuarão a carregar cargas de construção, apoiando uma quantidade significativa de tensão e estresse. Além disso, o Canadian Sheet Steel Building Institute recomenda o uso de gesso em combinação com painéis de madeira para aumentar a capacidade de cisalhamento em edifícios com limitações de altura. A presença de madeira aumenta a capacidade da parede de cisalhamento de transferir eficazmente as cargas e resistir a tensão causada pelo movimento do solo e outras forças laterais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível