Como a captação de energia solar afeta o meio-ambiente?

Escrito por simon green | Traduzido por aline ferreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como a captação de energia solar afeta o meio-ambiente?
As vantagens ambientais da energia solar supera as desvantagens (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Assim como o ambientalismo, o conceito de energia renovável tem estado em alta nas agendas políticas e sociais. No topo da lista de combustíveis não fósseis está a energia solar, que consiste no armazenamento da radiação solar para produzir eletricidade. Levando-se em conta este fato, a energia solar poderia ter somente efeitos positivos para o meio-ambiente, mas ela tem, de fato, outros efeitos ambientais de suma importância, além de combater mudanças climáticas.

Outras pessoas estão lendo

Redução de carbono

O principal benefício da energia solar é que ela não libera carbono. Uma vez que os painéis solares estiverem instalados, nenhum carbono será emitido, visto que a energia foi transformada em energia elétrica através de semicondutores. Esta eletricidade é então usada para ligar os equipamentos da planta solar, sendo distribuída para as casas da área.

Energia renovável

A energia solar não acabará e não precisa ser substituída, sendo chamada, portanto, de energia renovável. Os combustíveis fósseis, como o petróleo, gás e carvão, têm que ser extraídos ou perfurados e são recursos finitos, além de não renováveis. A vantagem principal dos combustíveis renováveis como a energia solar é que eles neutralizam os efeitos devastadores da coleta desses combustíveis, em primeiro lugar. A mineração não só polui como consome uma grande quantidade de água, alémd e ser insegura e destruir grandes porções de terra devido às construções e infraestrutura. Usando a energia solar, não apenas os efeitos negativos da poluição serão solucionados, mas também os efeitos colaterais do uso destes combustíveis.

Uso do solo

A primeira grande desvantagem ambiental da energia solar é a quantidade de solo que ela necessita. Atualmente, para produzir quantidades significantes desse tipo de energia, grandes porções de terra -- que podiam ter sido usadas para conservação, construção de casas ou agricultura -- precisam ser cobertas com células fotovoltaicas e, uma vez instaladas, pode ser muito caro mudar de planos e removê-las. É importante lembrar que os painéis solares precisam de grandes quantidades de irradiação solar, logo, as áreas reservadas seriam, principalmente, as regiões desérticas, onde há pouca ou nenhuma população, assim como animais, devido às condições severas. As quantidades de solo usadas serão diminuídas uma vez que as células fotovoltaicas se tornarem mais eficientes.

Condições e infraestrutura

Os painéis solares precisar ser feitos e os locais em que serão instalados devem ser preparados. Isto requer equipamentos, que, por sua vez, emitem carbono. Isto leva a uma degradação na qualidade do ar, poluição e mudança climática. É importante lembrar que essas emissões de carbono são quase inevitáveis e serão neutralizadas pelo uso da energia solar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível