Mais
×

Como capturar a área de trabalho com o programa "Fraps"

Atualizada July 20, 2017

Fraps é um programa para monitorar a performance de jogos de computador em 3D. O programa também pode ser usado para capturar a tela durante um jogo, para que você possa obter imagens ou vídeos do jogo. Desde a versão Fraps 2.9.8, pode-se gravar a área de trabalho do Windows da mesma forma como faria no jogo, o que abre mais utilidades para o Fraps no Windows Vista e no Windows 7. Por exemplo, grave você mesmo realizando uma tarefa no Windows e publique o vídeo na internet para que outras pessoas possam seguir suas atividades.

Instruções

Capture sua tela usando o Fraps para mostrá-la a outras pessoas como fazer determinada atividade (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Baixe e instale o Fraps do site fraps.com.

  2. Abra o Fraps a partir da área de trabalho ou do menu Iniciar. A interface do Fraps vai aparecer.

  3. Habilite a opção "Monitorar área de trabalho do Aero" na parte inferior esquerda da tela. O monitor de taxa de quadros, os números amarelos com fundo preto, aparece imediatamente no canto superior esquerdo da tela.

  4. Clique no botão "FPS" no topo da janela para exibir as opções de avaliação. Clique no botão "Ocultar sobreposição" próximo ao canto inferior direito da janela.

  5. Clique no botão "Filmes" na parte superior da janela. Anote em qual pasta os vídeos gravados serão salvos e, se quiser alterá-la, aperte o botão "Alterar". Também anote qual é a tecla que ativa a captura de vídeo, que, por padrão, é F9. Essa é a tecla que será usada para iniciar e parar a captura de vídeo. Caso queira alterá-la, clique no campo de texto e aperte uma nova tecla de atalho.

  6. Minimize a janela do Fraps. Aperte a tecla de captura de vídeo para iniciar a gravação. Os números no ícone do Fraps no lado direito da barra de tarefas ficarão vermelhos para indicar que a gravação começou. Faça as ações que deseja capturar e aperte a tecla de atalho para encerrar a gravação (os números ficarão amarelos).

  7. Abra o Windows Explorer e vá até a pasta dos vídeos (por padrão "C:\Fraps\Filmes"). Dê um clique duplo no vídeo, que terá o nome de acordo com o dia e o horário em que foi gravado, para ver o resultado.

Dicas

  • Habilite a opção "Grave de uma entrada externa" na tela de configuração de Filmes", caso queira gravar uma faixa de áudio durante a captura. Habilite a próxima opção para determinar uma tecla que ative a gravação do áudio, para que possa ativar as instruções em voz enquanto realiza determinadas tarefas.
  • Ajuste as opções de "Configurações de captura de vídeo" na tela configuração dos "Filmes", caso a captura esteja muito irregular ou lenta. Tente reduzir a taxa de quadros ou usar a opção de "Metade do tamanho".
  • A versão gratuita do Fraps captura apenas 30 segundos de vídeo. Compre a versão completa para ter mais tempo de gravação.
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article