Características de alunos superdotados e talentosos

Escrito por valerie valdez | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Características de alunos superdotados e talentosos
Crianças superdotadas têm um alto nível de criatividade e concentração (child image by Renata Osinska from Fotolia.com)

A National Association for Gifted Children (Associação Nacional de Crianças Superdotadas) define superdotado como "alguém que mostra, ou tem o potencial para mostrar, um nível excepcional de performance em uma ou mais áreas de expressão". Crianças superdotadas possuem certos traços, como intelecto avançado e criatividade, que os pais e educadores podem não perceber. Detectar desde cedo o talento da criança é essencial para colocá-las no ambiente educacional apropriado para suas necessidades.

Outras pessoas estão lendo

Intelecto

De acordo com a Dra. Linda Karges-Bones, professora de educação na Charleston Southern University, crianças superdotadas têm uma memória excelente. Elas compreendem conceitos difíceis de ciências, matemática e outros assuntos mais facilmente do que outras crianças, focam-se intensivamente em um tópico específico e o estudam para entendê-lo completamente.

Conhecimento

O desejo pelo conhecimento é um dos principais traços dos superdotados. A vontade de descobrir novas informações é muito forte. Eles se empenham para entender um tópico ao invés de apenas memorizar os fatos. Muitas crianças desmontam um brinquedo para ver como ele funciona ou constroem maquetes e quebra-cabeças com facilidade. Essas crianças são leitoras ávidas de muitos tipos de livros, incluindo livros de nível adulto.

Concentração

Essas crianças frequentemente adentram uma zona mental que foca sua concentração em um assunto por um longo período de tempo. Seus comportamentos parecem obtusos ou obsessivos. Elas dormem menos do que crianças comuns e se esforçam para explorar o significado mais profundo por trás de uma ideia ou conceito.

Sensibilidade

Algumas crianças superdotadas são sensíveis a barulhos e preferem trabalhar em silêncio. Elas absorvem demais quando recebem desaprovações e choram facilmente quando são magoadas, podendo até ficar depressivas, se afastarem e se recusarem a falar. De acordo com a Dra. Katges-Bones, essas crianças simpatizam mais com outras pessoas — e seus problemas — do que as crianças normais. Elas tendem a ter um interesse maior em problemas sociais como a fome no mundo, guerras, abuso de animais e pessoas.

Maturidade

Joan Franklin Smutny, autora de Your Gifted Child (Seu filho superdotado, em tradução literal), declara que, mesmo que sejam avançadas de algumas maneiras, crianças superdotadas não são tão maduras em questões sociais. Elas geralmente sofrem para estabelecer amizades com crianças que não compartilham seus interesses e habilidades avançadas. Isso leva à frustração e aborrecimento que pode fazer com que a criança se afaste ainda mais.

Criatividade

Arte, música, fotografia e drama são áreas em que muitas crianças superdotadas possuem facilidade. Elas podem ter uma habilidade especial para tocar um instrumento com pouco treinamento, desenhar pinturas detalhadas e fazer diferentes papéis em uma peça. Elas parecem se livrar de suas inibições quando usam a criatividade, de acordo com Joan.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível