Características de uma equipe ineficiente

Escrito por morgan rush | Traduzido por juliana soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Características de uma equipe ineficiente
Times ineficientes podem acabar em conflitos interpessoais (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Provavelmente você sabe quando faz parte de um time ineficiente em seu local de trabalho. Prazos perdidos, confrontos inúteis, tédio e outros sinais negativos são claros indícios de que o time eficiente não existe mais. Identificar as características de um time ineficiente pode o ajudar a determinar áreas particulares que sejam o problema para a situação do seu local de trabalho. Nem todos os grupos ineficientes compartilham dos mesmos prolemas, pode ser que apenas uma ou duas características negativas precisem ser identificadas antes que processo de melhoria inicie.

Outras pessoas estão lendo

Ausência de união

Uma característica de um time ineficiente é a ausência de união e coesão. Grupos efetivos são unidos pela mesma causa, objetivos e crenças, e tem o entendimento de que cada contribuição individual está de acordo com a missão do grupo. Times sem união podem não ter clareza a respeito de sua missão ou pode ter membros que discordem dos objetivos comuns. Os membros podem acabar tendendo a cumprir seus projetos e tarefas individuais, desconsiderando o esforço dos outros para alcançar os objetivos mais abrangentes.

Desorganização

Desorganização é uma outra característica dos times improdutivos. Isto pode estar na estrutura básica do time, os membros podem não conhecer ou concordar com o líder e com as tarefas e papéis designados. Pode haver confusão a respeito dos prazos, expectativas, processos e padrões de qualidade. Sem políticas organizadas para impor responsabilidade e comportamento, os membros do grupo acabam agindo de forma independente, sem temer qualquer ação disciplinar.

Lacuna no conhecimento

Os times podem perder eficácia se não possuem o conhecimento ou habilidades necessárias para cumprir com suas responsabilidades. Mesmo quando os membros estão motivados ou comprometidos com seus objetivos, a falta de informação sobre seus produtos, clientes, público-alvo ou regras governamentais sobre sua área de atuação pode levar a resultados desastrosos. Os times podem ter responsabilidades que não estejam preparados para cumprir, devido à falta de habilidade necessária para atingir os resultados.

Distribuição de trabalho

As equipes podem sofrer quando há distribuição de trabalho de forma desigual. Pode ser que uma pessoa do grupo tenha autoridade para todas as atividades relacionadas a tomada de decisão e grandes responsabilidades deixando os outros desmotivados a participar. As pessoas do grupo que não fazem nada podem causar tensão e frustração por não trabalharem como os outros, fazendo que outros membros do grupo sejam forçados a pegar suas responsabilidades para que o trabalho seja concluído. Além disso, times ineficientes podem se desenvolver quando grandes projetos são designados a este tipo de equipe, que carece de mão-de-obra para atingir resultados.

Falta de auto-análise

Equipes ineficientes podem não monitorar a eficiência de seus processos, enquanto grupos eficientes rotineiramente analisam seus processos para identificar pontos de melhoria. A auto-análise ajuda as equipes a se tornarem mais fortes e mais auto-confiantes, demandando menos intervenção de supervisores e gerentes. Equipes improdutivas podem não perceber o quão ineficazes e improdutivos são seus trabalhos, já que nunca analisaram seus métodos e compararam sua produtividade com a de outras equipes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível