Características dos meninos adolescentes e a influência dos amigos

Escrito por ginger voight Google | Traduzido por daniele joi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Características dos meninos adolescentes e a influência dos amigos
Quando seu filho ficar adolescente, ele estará no caminho em direção à independência (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Conforme uma criança se aproxima da adolescência, ela embarca em uma época de grande mudança, crescimento e exploração. Nada em sua vida está imune: seu corpo, suas reações emocionais ou seu pensamento cognitivo. Enquanto o adolescente amadurece e busca independência de seus pais, ele também vai experimentar susceptibilidade à influência social de seus amigos. O poder dessa influência dependerá de uma série de fatores e circunstâncias, incluindo os tipos de amigos que ele escolhe e seu estado emocional flutuante.

Outras pessoas estão lendo

Puberdade

Os efeitos físicos da puberdade manifestam-se no corpo de um adolescente de formas inconfundíveis que o deixam vulnerável à aprovação e aceitação de seus pares. O corpo do rapaz prepara-se para a maturidade sexual, produzindo uma enxurrada de hormônios, como a testosterona, que o ajudam a ficar magro e musculoso. Essa é a boa notícia. A notícia mais difícil é que o pelo facial, a acne em potencial, o odor corporal e a voz embargada que surgem na puberdade podem fazer deste um momento difícil para o garoto, especialmente quando ele busca a validação de sua identidade por quem está ao seu redor. Ele pode tornar-se preocupado com a aparência e com a forma como é percebido por seus amigos, cuja aceitação passa a significar mais e mais para ele. Os adolescentes tendem a ser fortemente influenciados por seus colegas em relação à forma como usam seus cabelos, às roupas que escolhem e a como se apresentam para o mundo.

Curiosidade sexual

Enquanto seu corpo amadurece, o menino adolescente experimenta um despertar sexual físico, com sentimentos que são novos para ele. Coisas como poluções noturnas e impulsos e reações físicas excitantes como ereções espontâneas podem ser confusas e embaraçosas. Devido a este constrangimento, o adolescente pode se sentir mais confortável ao se voltar para seus amigos em busca de aconselhamento sobre estas questões do que para seus pais. Ele vai querer saber se o que ele está sentindo é normal e se seu desenvolvimento está a par com o que seus amigos estão experimentando. Isso pode incluir a dúvida sobre se seu corpo físico, como o tamanho e aparência do pênis, é normal e aceitável.

Transição social

Conforme uma criança entra na adolescência, ela passa por uma transição para longe de sua unidade familiar, ampliando seu círculo social. Quando um garoto desenvolve sua própria identidade, ele pode vir a tornar-se parte de um grupo social. Neste sentido, a influência dos amigos é exercida, mas geralmente em uma escala menor. Desde sua aparência à forma como ele fala e as coisas de que ele gosta, ele vai se aproximar mais dos amigos e se distanciar dos pais. Estas são as áreas em que ele vai testar os limites de sua independência, especialmente quando perceber que pode afirmar uma certa autoridade sobre suas próprias escolhas.

Desenvolvimento intelectual

Quando uma criança amadurece, ela desenvolve a capacidade de compreender ideias abstratas e hipotéticas. Apesar disso, ela pode tornar-se impetuosa e não ver as consequências de seus atos, porque acredita que nada realmente ruim vai acontecer com ela. O fato de o adolescente ter essa experiência juntamente com seus amigos pode transformar-se em um comportamento de grupo mais ousado e aventureiro, para testar a masculinidade na qual eles estão embarcando. Este pode ser um momento difícil, porque conforme o rapaz separa-se de seus pais, ele também torna-se consciente de que eles não sabem tudo, fazendo-o questionar mais. A influência dos pares, neste caso, pode ser prejudicial se ele escolheu amigos que estão claramente ameaçando a sua maneira de ser, incluindo pessoas cujo comportamento rebelde pode abranger atividades criminosas, como uso de drogas e violência. É importante que o jovem mantenha-se firme às regras e à estrutura enquanto acomoda sua autonomia emergente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível