Caracteristicas de pintores impressionistas

Escrito por lisa dorward Google | Traduzido por eduardo chagas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Caracteristicas de pintores impressionistas
Impressionismo era originalmente um termo pejorativo; no começo, Monet se chamava de "realista" (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Quatro estudantes de arte rebeldes começaram o movimento impressionista: Claude Monet, Alfred Sisley, Auguste Renoir e Frederic Bazille. Na época, os artistas pintavam em ambientes fechados e seus modelos eram artificiais, como pinturas com cenas gregas e romanas clássicas. Enquanto os artistas impressionistas são diversificados em estilo e técnica, todos compartilham a rejeição do realismo e superfícies super bem acabadas. Como a maioria dos que quebravam tradições, os impressionistas foram ridicularizados no começo. Demorou 20 anos para o impressionismo ser aceito, entendido e apreciado.

Outras pessoas estão lendo

Temas

O movimento impressionista se separou dramaticamente dos temas do Realismo e Neo-Classicismo. O Impressionismo geralmente mostra cenas casuais, do dia a dia, com um senso de intimidade e proximidade. Os sujeitos estão sempre ociosos, pensativos ou fazendo atividades cotidianas. Também, diferente da pintura tradicional, os artistas criavam pinturas de pessoas que conheciam, ao invés daqueles comissionados por patronos de arte.

Caracteristicas de pintores impressionistas
O Impressionismo geralmente retrata pessoas comuns (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

En Plein Air

Antes do século 19, tintas a óleo eram guardadas em bolsas feitas de bexigas de porcos, e por isso não era muito boa para transportar. Nos anos 1840, tubos de metal para tinta foram inventados, o que tornou a pintura "en plein air" (francês para "ao ar livre") mais praticável. Os artistas muitas vezes esboçavam ao ar livre, mas pintar uma obra completa ao ar livre foi uma técnica introduzida pelos Impressionistas. Além disso, o movimento trouxe uma mudança de atitude, dando mais valor às pinturas ao ar livre do que àquelas feitas em um estúdio.

Caracteristicas de pintores impressionistas
"As ninfeias" é um dos trabalhos mais conhecidos de Claude Monet (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Cor

Pintores impressionistas usavam tintas direto de tubos finos, sem misturar em suas paletas antes. Os tons eram aplicados separadamente, cor contra cor, mas eram interpretados pelo olho ao misturar-se, criando uma sensação de luz radiante e uma atmosfera viva e vibrante. Cores intensas, como amarelo, roxo, verde e azul, substituíram as mais escuras, usadas pelas gerações anteriores. O preto não era usado. Tons escuros eram criados ao misturar cores contrastantes de tinta enquanto ainda estavam molhadas na tela. O Impressionismo também é marcado por cores sendo usadas para sombras, ao invés dos costumeiros cinzas neutros e preto.

Caracteristicas de pintores impressionistas
As cores eram misturadas na tela com a tinta molhada (Medioimages/Photodisc/Valueline/Getty Images)

Composição

Antes do surgimento do movimento Impressionista, artistas favoreciam composições balanceadas. Pintores impressionistas incorporaram técnicas como uma linha do horizonte alta, perspectivas arrojadas, formas cortadas e composições assimétricas.

Caracteristicas de pintores impressionistas
Muitos pintores impressionistas eram amigos e às vezes pintavam juntos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Pinceladas

As superfícies irregulares e pinceladas trêmulas eram as características que deram nome ao Impressionismo. A tinta era aplicada em trechos, como um mosaico, ou em fragmentos com as pinceladas, criando uma impressão de movimento e profundidade.

Caracteristicas de pintores impressionistas
As pinceladas eram curtas e criavam uma impressão de movimento (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Impasto

O impasto (tinta grossa) é usado em conjunto com pinceladas irregulares permitindo que os artistas criem uma superfície texturizada e desigual, que captura e reflete a luz.

Caracteristicas de pintores impressionistas
Impasto e pinceladas irregulares eram mudanças radicais do realismo (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível