Características de protozoários e algas

Escrito por mitchell land | Traduzido por joanna riva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Características de protozoários e algas
Algas são classificadas no Reino Protista (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Protozoários e algas são grandes divisões dos protistas, que são os maiores componentes dos plânctons. Os protozoários possuem comportamento similar a animais, enquanto as algas são consideradas semelhantes a plantas. Todos os protistas possuem núcleo verdadeiro e requerem alguma forma de umidade para sobreviver. Apesar de compartilharem algumas características, os protozoários e as algas não são relacionados.

Outras pessoas estão lendo

Características de algas

Algas estão classificadas no Reino Protista, que possui uma variedade de organismos unicelulares, multicelulares e coloniais. As algas são organismos eucarióticos, o que significa que possuem estruturas complexas dentro da membrana celular. O órgão mais importante em uma célula eucariótica é o núcleo, que armazena as informações genéticas da mesma e a diferencia de células procarióticas. As algas requerem ambientes úmidos e podem viver em água doce ou salgada, solo ou em superfície de rochas. Essas pequenas plantas não possuem raízes, folhas ou caules, no entanto, possuem cloroplastos, que são ligados à membrana e criam energia para a célula através de fotossíntese e uma cadeia de elétrons conhecida com o ciclo de Calvin.

Tipos de algas

Existe uma enorme variedade de algas, com o número de 133113 espécies documentadas em maio de 2013, de acordo com o site AlgaeBase. O termo "alga" abrange uma ampla gama de organismos relacionados distantemente. A comunidade científica tem facilitado a identificação de espécies ao criar sete grupos diferentes que categorizam as espécies com processos químicos, cores, anatomias e comportamento semelhantes. Algas verdes-amarelas são espécies coloniais que crescem em água doce, enquanto algas marrons são conhecidas como macro-algas. As variedades unicelulares são euglenoides, algas marrom-dourado e algas pirrófitas. Os tipos de alga verde e vermelha aparecem tanto em tamanho microscópico como macroscópico.

Características de protozoários

O termo "protozoário" foi popular no século 20, mas agora tem se tornado obsoleto. O grupo inclui membros do Reino Protista que não têm cloroplastos e, portanto, não possuem cor. Se pensava que todos os protozoários eram eucarióticos e unicelulares, porém, agora, sabe-se que os organismos classificados como protozoários não são intimamente relacionados. Apesar do termo não integrar todas as necessidades atuais de classificação, ele ainda é utilizado para descrever características gerais de um grupo muito diverso. Os protozoários podem se reproduzir sexualmente e assexualmente, são eucariotos e podem ingerir ou absorver seus nutrientes a partir do ambiente ao seu redor.

Tipos de protozoários

Protozoários são divididos em quatro filos: sarcodina, mastigophora, ciliophora e sporozoa. O filo sarcodina inclui ameba e organismos relacionados. Unicelulares e móveis, eles reúnem alimentos ao cercá-los com a membrana celular através do uso de pseudópodos. Ciliophoras se movem através do uso de projeções pilosas da membrana celular chamadas de cílios, enquanto os mastigophora utilizam flagelos para esse fim. Apesar de a maioria ser organismos livres, também há protozoários parasitas. Os parasitas podem infectar um organismo através do contato com hospedeiros, solo ou água e muitos podem ser fatais a humanos. Os protozoários parasitas podem ser microscópicos ou ter até 16 mm de comprimento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível