×
Loading ...

Como saber se o seu caramujo de água doce está morto

Caramujos de água doce podem aparecer mortos em aquários, mas muitas vezes apenas permanecem inativos por muitos dias. Por vezes, os caramujos flutuam até a superfície da água devido ao ar nos pulmões. Se você suspeitar de que o caramujo morreu, é preciso removê-lo da água com cuidado para inspecioná-lo. Deixar um caramujo morto em um aquário pode resultar na propagação de doença. Antes de descartar o caramujo, inspecione-o cuidadosamente para garantir que ele esteja realmente morto e não apenas inativo.

Instruções

Caramujos não podem viver sem suas cascas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Retire o caramujo da água e localize a abertura perto do corpo da casca. Sinta o cheiro da casca com cuidado; se ela estiver cheirando a podre, o animal morreu.

    Loading...
  2. Examine o caramujo com cuidado. Se o corpo do animal não estiver mais dentro de sua casca ou se ele sair de sua casca mas não se mover, pode ser que esteja morto.

  3. Localize a abertura do corpo do caramujo. Ela permanece fechada quando ele está vivo, mas fica aberta quando ele está morto.

  4. Segure a casca do caramujo de frente para uma fonte de luz, como uma lanterna. Procure por batimentos cardíacos para determinar se o animal permanece vivo. Você só poderá ver seus batimentos cardíacos se for um caramujo jovem e de casca fina.

Loading...

Dicas

  • Remova os caramujos mortos da água imediatamente e descarte-os.

Aviso

  • Nunca retire os caramujos da água por um longo período, já que eles morrerão se toda a água evaporar.

O que você precisa

  • Lanterna

Referências

Loading ...
Loading ...