Mais
×

Os carnavais mais famosos do mundo

Os colares de contas caracterizam o Carnaval de Nova Orleans
Getty images

Introdução

Chegou o Carnaval e é hora de festejar! Não importa se onde você está faz frio ou calor, é o momento de sair às ruas e curtir o espetáculo que cada lugar oferece. Esta festa é celebrada em fevereiro, ao redor de vários continentes, misturando dança, cores e puro sabor regional. Mostraremos a você os carnavais mais famosos do mundo.

A Ala das Baianas é uma das mais tradicionais do Carnaval do Rio de Janeiro
Getty images

Rio de Janeiro

Considerado o mais famoso do mundo, o Carnaval do Rio de Janeiro atrai todos os anos centenas de milhares de turistas. A festa dura quatro dias e o palco principal é o Sambódromo da cidade, onde desfilam várias escolas de samba com seus passistas, muito brilho e carros alegóricos. No Brasil também vale destacar o Carnaval de Salvador, com seus trios elétricos que fazem a cidade baiana explodir de alegria, e o tradicional e colorido Carnaval de Olinda, onde bonecos gigantes arrastam multidões pelas ladeiras históricas da cidade ao som do frevo.

Mardi Gras em Nova Orleans
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Mardi Gras

O Carnaval de Mardi Gras é a festa mais popular de Nova Orleans, que fica no estado americano de Luisiana. Todos os anos os turistas lotam as ruas para celebrar a passagem dos carros alegóricos. Ao desfilar com suas máscaras coloridas e cheias de plumas, os foliões jogam colares de contas ao público, uma das marcas registradas do Carnaval de Mardi Gras.

As máscaras de Veneza
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Veneza

O Carnaval de Veneza é famoso por suas máscaras brancas, os chapéus de três pontas com fantasias pretas e trajes do século 18. Assistir a esta festa é como mergulhar em um passado distante, em que durante a festa os nobres escondiam seus rostos e se misturavam à plebe, sempre mantendo oculta sua identidade. Ainda hoje, o glamour está mais vivo que nunca.

Carnaval na Colômbia
Wilson X bajo licensia de Creative Commons

Barranquilha

Esta tradição folclórica colombiana já acontece há mais de cem anos e começa no sábado com a Batalha de Flores, um desfile de carros alegóricos, liderado pela Rainha do Carnaval. Nos dias seguintes acontece o Grande Desfile de Tradição, onde desfilam grupos folclóricos tradicionais e as chamadas "comparsas", bem como o Festival de Orquestras. A festa termina com o enterro de Joselito Carnaval.

Carnaval na Argentina
Flickr: discodurojara - Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.0 Generic (CC BY-NC-SA 2.0)

Humahuaca

O Carnaval de Humahuaca, celebrado em Jujuy, no noroeste argentino, é uma festa de origens indígenas, espanholas e criolas que dura oito dias. Os homens se fantasiam de diabos, índios ou gaúchos, e as mulheres de ciganas. Com fantasias coloridas, bailes e pura diversão, os participantes fazem guerra de farinha e dançam o chamado "carnavalito".

Carnaval em Santa Cruz de Tenerife
c/o GE (gelighting.com)

Santa Cruz de Tenerife

Esta festa atrai milhares de turistas do mundo todo e se divide em duas partes: o Carnaval oficial, que conta com mais de 100 grandes grupos de murga, mascarados, bandas de instrumentos de corda e outros grupos; e o Carnaval de rua, no qual participam os moradores e os turistas, que se fantasiam, dançam e se divertem nas ruas por mais de uma semana.

Getty images

Oruro

Esta festa andina tem 2000 anos de tradição e é celebrada em um antigo centro de peregrinação do Império Inca. Hoje, a cidade boliviana de Oruro concentra um sincretismo religioso que se reflete em seu Carnaval: uma festa que inclui tradições das religiões pagãs e católicas, na qual 48 grupos folclóricos desfilam até o Santuário del Socavón.

Carnaval no México
Jorge Medrano bajo licensia de Creative Commons

Mazatlán

Marcada pelo ritmo do tambor, esta festa do noroeste mexicano tem em seu programa atividades culturais como concursos literários e de poesia, além de outras atividades desse tipo. No Carnaval a cidade inteira se veste para a festa e todos dançam desde o pôr do sol até o amanhecer.

Representações no Carnaval de Nice
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Nice

Na cidade francesa de Nice, o Carnaval se caracteriza por um desfile de carros alegóricos que representam os diferentes lugares do mundo e as diversas culturas, tanto do passado como do presente. Assim, o visitante pode ver representações da época dos caubois, da conquista do espaço ou da monarquia francesa do século 18.

Apresentação do Carnaval no Uruguai
Jorge Medrano bajo licensia de Creative Commons

Montevidéu

Considerado o mais longo do mundo, o Carnaval uruguaio dura 40 dias. É inaugurado com um desfile de carros alegóricos com humoristas, grupos de murga, bonecos gigantes e rainhas do Carnaval. Uma semana depois, é realizado o Desfile de Chamadas, protagonizado por milhares de tambores que vibram no ritmo do candombe. Durante o resto da festa, os grupos atuam em cenários, chamados "tablados".