Mais
×

Carreiras que são dominadas pela Geração Y

O termo Geração Y refere-se às pessoas nascidas entre 1980 e 2000. Também é chamada de Geração Bumerangue, por causa da propensão de voltar a morar com os pais, devido a restrições econômicas e a uma tendência de retardar o casamento. Eles são considerados como tendo a mente mais aberta e receptiva a novas ideias e modos de vida e cresceram sendo influenciados pela tecnologia e pela internet.

A característica principal dessa geração é a mente aberta e receptiva (Getty Images)

Design

Os jovens que hoje chegam ao mercado de trabalho já estão mais acostumados com a criação artística como meio para ganhar a vida. Obras de arte modernas vêm sido comercializadas via internet e muitas vezes nunca chegam a uma galeria física. Em alguns casos, a obra é uma peça virtual que não será impressa, apenas usada no computador. Jovens designers querem colher os frutos de sua criatividade com uma profissão empolgante, que dê liberdade de criação e os insiram no contexto da empresa. Eles enxergam nesta carreira uma forma de contribuir para a empresa, com sua criatividade artística.

Jovens designers usam a criatividade como forma de ganhar a vida (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Analista de mídias sociais

Mídias sociais foram criadas pela Geração Y e para a Geração Y, portanto não é de se espantar que este mercado seja dominado por estes jovens. Hoje, a mídia social é o canal de marketing mais poderoso que uma empresa pode ter. Saber como lidar com o público da internet, como conversar com os clientes via redes sociais e como analisar os resultados desta interação é tarefa para o Analista de Mídias Sociais. Jovens desta geração cresceram inseridos em todos os tipos de redes e já entram no mercado com ampla experiência no ramo.

Jovens estão nas redes sociais por prazer e por isso já possuem conhecimento na área (Pixland/Pixland/Getty Images)

Programadores

As décadas de 1980 e 1990 tornaram os videogames populares e esta geração passou a maior parte da infância e juventude vidrada neles. Ter como sonho de carreira a rotina de passar o dia projetando esse tipo de jogo é uma clara consequência. Junta-se a isso a era dos smartphones, que surgiu quando esta geração estava à procura de uma profissão. Criar jogos, aplicativos para smartphones e programas para computador são algumas das tarefas das quais o programador é encarregado. Este mercado é um dos que mais cresce mundialmente, tornando esta carreira muito promissora.

O mercado tem buscado cada vez mais programadores (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Redatores

Com a popularização da internet nos últimos anos, a informação ao redor do mundo também foi difundida. Textos de todos os lugares podem ser expostos de forma gratuita, na internet. Os blogs se popularizaram e foram criados portais de informação online. Muitos jornais deixaram de vender suas versões impressas, mas continuam mantendo suas edições em versões eletrônicas. Com essa grande quantidade de informação sendo difundida no mundo, a Geração Y procura seu espaço produzindo conteúdo. Muitas empresas também optam por ter blogs e portais próprios de informação. Sendo assim, o jovem redator já está acostumado com a linguagem e têm se mostrado capaz nesta área do mercado.

A grande quantidade de informação na internet tem sido útil para o jovem se acostumar com a escrita (Creatas Images/Creatas/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article