O que causa a alta alcalinidade na água?

Escrito por steve brachmann | Traduzido por lucas schiavo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que causa a alta alcalinidade na água?
A água tem pH neutro (Photo by Tessa Watson (License: Creative Commons Attribution))

A água é o líquido mais importante para a sustentação da vida, devido ao seu pH neutro de 7. Ela repõe os líquidos perdidos através do suor e da urina sem trocar o balanço químico. A alcalinidade na água preferível é a acidade. Com todos as fontes de poluição das industrias e transportes, a chuva ácida aumenta, e a água com alta alcalinidade age como um neutralizante do excesso de acidez. Reconhecer o relacionamento entre água, alcalinidade e nosso ecossistema pode nos ajudar a entender melhor o delicado equilíbrio do meio ambiente.

Outras pessoas estão lendo

Alcalinidade e balanço de pH

O pH de uma solução mede a concentração de íons de hidrogênio; uma medição de pH se refere a quão ácido ou básico uma solução é. Quanto maior a concentração de íons, maior a acidez da solução. A escala de pH é um espectro que vai de muito ácido, representado pelo 0, a muito básico ou muito alcalino, representando pelo 14. A água tem um equilíbrio natural de pH, o qual é normalmente 7, ou neutro. Organismos vivos precisam de um equilíbrio de pH entre 6 e 9.

Causas da alcalinidade

A alcalinidade em uma solução significa que essa solução é capaz de tamponar soluções ácidas com maior concentração de íons de hidrogênio. A alcalinidade na água vem de uma maior concentração de moléculas minerais de carbono na solução. A água com alta alcalinidade é chamada de "forte". O composto mineral mais prevalente que causa alcalinidade é o carbonato de cálcio, o qual pode vir de rochas, como o calcário, ou pode ser lixiviado da dolomita e da calcita no solo. Estações de tratamento de água podem ser tratadas para ter uma alcalinidade maior.

Chuva ácida

A chuva ácida é uma deposição úmida que contém quantidades anormais de ácido nítrico e sulfúrico e, por conseguinte, íons de hidrogênio. A maioria das chuvas ácidas são causadas pelo homem, especialmente por queima de combustíveis fósseis. Fontes naturais, como os vulcões ou vegetação podre, também podem causar chuvas ácidas. Se ela cair em uma solução, o pH dessa solução diminui e se torna mais ácido. Ela não queima a pele humana, mas diminui o pH de um ecossistema a ponto de ele não mais poder sustentar nenhuma vida. Uma alta alcalinidade ou um tratamento por alcalinidade se faz necessário em áreas que enfrentam chuvas ácidas recorrentes, pois ela estabiliza o pH da água, trazendo o equilíbrio novamente para próximo de 7.

Teste de alcalinidade

Se a sua água vier de estações de tratamento, não é necessário se preocupar em testar a acidez dela. Entretanto, se sua casa usa água de poço, você deve se certificar de estar consumindo água na faixa de alcalinidade correta. Testes de água potável podem ser obtidos em seu departamento de saúde local. Água fresca potável deve ter um nível de alcalinidade de 20 a 200 mg de carbonato de cálcio por litro de água.

Alto dano de alcalinidade

Embora mais pessoas estejam conscientes dos problemas do excesso de ácido na água, excesso de alcalinidade também pode ser prejudicial. Minerais em excesso causam turbidez, uma névoa em água limpa, devido às partículas suspensas. Água "forte" pode facilitar a transferência de chumbo dos canos à água, colocando a nossa saúde em risco. Lavar-se com água muito alcalina pode deixar a pele seca e coçando. Alcalinidade em excesso no ecossistema pode reduzir sua habilidade de sustentar vida.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível