Família

O que causa assaduras de bebê?

Escrito por raleigh kung | Traduzido por andressa v. da nobrega
O que causa assaduras de bebê?

Mudar o tipo de fralda que seu bebê usa pode dar início a irritações de pele

getty images

Assaduras acontecem quando a pele do bebê torna-se vermelha como resultado da inflamação. Apesar das fraldas serem feitas de modo a minimizar o problema, fatores externos, como bactérias, sensibilidade da pele e até certos alimentos podem causar assaduras. Conhecer algumas das causas mais comuns permite aos pais identificar os sintomas com antecedência e iniciar o tratamento antes dos sinais de infecção aparecerem.

Fezes e urina

O contato prolongado com fezes e urina é uma das causas mais comuns de assaduras. Bebês que têm uma maior atividade da bexiga e dos intestinos vão excretar com mais frequência, e requerer mais trocas de fralda. Monitore de perto a atividade excretora do bebê, troque regularmente as fraldas sujas e limpe cuidadosamente a área com produtos antibacterianos.

Alimentos

Bebês entre 4 e 12 meses de idade começam a comer alimentos sólidos e a parar de ingerir leite materno ou leites especiais. Essa mudança na dieta pode indiretamente causar assaduras em seu filho. A transição do leite materno ou em pó para alimentos sólidos muda o conteúdo e a regularidade das eliminações do bebê, o que pode fazer com que a pele possa desenvolver assaduras. Uma mãe que esteja amamentando e que mude sua dieta também pode observar o mesmo problema em seu bebê.

Produtos de bebê

A pele se acostuma com os tecidos e produtos ao longo do tempo. Assim, mudar algum deles pode causar uma reação e levar ao surgimento de assaduras. Algumas marcas de fraldas descartáveis e lencinhos umedecidos podem não ser adequados para a pele do bebê por causa do tecido usado e das substâncias presentes neles. Casos mais severos de assaduras ocorrem quando substâncias irritantes em alguns produtos causam uma reação violenta quase imediatamente.

Infecção bacteriana

Um tipo mais raro de assadura é quando pontos amarelados e com casca ou camadas mais finas de pele aparecem na região coberta pela fralda. Isso se deve a uma infecção bacteriana frequentemente associada a fungos. Antibióticos também são uma causa indireta desse tipo de assadura. Já que os antibióticos matam indiscriminadamente tanto bactérias benignas quanto as que causam doenças, o desequilíbrio resultante pode dar origem a infecções causadas por fungos também. Esse tipo de assadura é potencialmente mais severa que uma assadura comum. Entre em contato com um pediatra imeditamente se você observar esses sintomas.

Dicas para prevenir

Trocar a fralda do seu bebê regularmente é uma das melhores maneiras de prevenir com sucesso assaduras. A fralda deve ser trocada imediatamente ao notar que está mais pesada, não importa se devido a urina ou a fezes. Evite sabonetes e outros produtos irritantes para limpar o bebê e usa apenas produtos de higiene específicos para crianças dessa idade. Deixe a área "respirar" descoberta de vez em quando. Isso a mantém seca e ajuda a reduzir o risco de assaduras.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media