O que causa manchas vermelhas em labradores pretos?

Escrito por tom king | Traduzido por isadora carvalho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que causa manchas vermelhas em labradores pretos?
Os labradores pretos sofrem constantemente com manchas vermelhas irritantes em suas peles (Labrador retriever puppy image by crazy.nataly from Fotolia.com)

As manchas vermelhas são feridas ou manchas que surgem na pele de labradores retrievers pretos. Quando notar o cão coçando constantemente ou mastigando um ponto específico da pele, não deixe de conferir. Essas manchas podem aparecer de repente e espalharem rapidamente, duplicando ou triplicando de tamanho em questão de horas. Além disso, elas podem se desenvolver em feridas dolorosas, provocando a queda de pelo e infecções se não forem tratadas corretamente; essas manchas são provocadas por diversos fatores.

Outras pessoas estão lendo

Doenças

Se o animal desenvolve frequentemente essas manchas vermelhas, leve-o ao veterinário e peça um hemograma completo. Tenha uma atenção especial aos resultados do teste da tireoide, já que o mau funcionamento da glândula pode gerar problemas de pele. Informe ao veterinário sobre as manchas vermelhas, bem como quaisquer outros sintomas incomuns que o cão possa ter, já que o resultado do hemograma irá sugerir a causa desses sintomas e pode indicar um tratamento.

Alergias

Como as pessoas, alguns cães podem ter alergias, seja referente ao alimento ou outras substâncias. Esses animais podem ser sensíveis a certos ingredientes contidos na ração. Após ser alimentado pelo mesmo tipo de ração por um longo período de tempo, a sensibilidade do animal a um ingrediente específico pode se desenvolver em um quadro de alergia mais severa; mais de 15% das doenças de pele caninas são causadas por alergias alimentares. Os alimentos que comumente provocam esse problema são os ovos, milho, peixe, carneiro, carne, frango, leite, soja, trigo, carne de porco, soro de leite e certos conservantes utilizados pelos fabricantes. Além das manchas vermelhas, as alergias alimentares podem causar inflamações no ouvido, perda de apetite, prurido anal, coceira facial, movimento constante da cabeça e perda de pelo. Se o animal possui alguns desses sintomas associados com manchas vermelhas constantes, suspeite de alergia a certos alimentos. Se deixadas sem tratamento, as alergias podem provocar asma, alteração de humor, fezes moles, flatulência, vômito, espirros e até convulsões. A poeira, pólen, xampus ou outros produtos químicos também podem provocar uma reação alérgica.

Picadas de insetos

As manchas vermelhas também podem ser provocadas por picadas de mosquitos, pulgas e outros insetos praticamente invisíveis a olho nu; a picada começará a coçar e irritar. Em seguida, conforme o cão lambe, arranha e morde o local, ele pode provocar uma infecção bacteriana na ferida. As bactérias, então, se proliferam, criando as manchas vermelhas.

Comportamento

Os cães são animais sociáveis. Se o labrador ficar entediado, solitário ou estressado, ele pode se divertir se lambendo, coçando ou mastigando obsessivamente pequenas manchas que coçam. Como as picadas de insetos, as bactérias introduzidas por esse comportamento podem sobrecarregar as defesas naturais do animal e desenvolver as manchas vermelhas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível