Meu cão tem caroços brancos na orelha

As orelhas dos cães são delicadas e várias doenças podem causar desconforto

Photodisc/Photodisc/Getty Images

Os cães ficam com nódulos e caroços em vários lugares e a causa dessas protuberâncias nem sempre é clara. Nesses casos é melhor ir ao veterinário para examinar o seu cão e verificar se o problema precisa de atenção. Um caroço branco na orelha do cão é mais provável que seja uma picada de inseto, uma verruga, um pólipo cutâneo, um cisto ou um hematoma auricular.

Picada de inseto

Uma picada de inseto pode causar um caroço branco na orelha do cão. O local da picada incha e se enche com um líquido que, normalmente, é um plasma claro que dá uma aparência "branca" ao caroço. Use uma loção de anti-histamínicos para secar o líquido e observe as reações do seu cão de perto por 24 horas, caso a picada seja de uma aranha venenosa ou inseto.

Cisto na pele

Um cisto de pele é um aglomerado de células mortas na pele mantidas em conjunto pelo suor ou plasma. Ambos os tipos de cistos podem ter a aparência de caroços brancos devido à ausência de sangue neles e estes não são prejudiciais, a menos que desenvolvam uma infecção. Os cistos geralmente desaparecem ou se rompem e depois saram. Ignore o cisto, a menos que ele estiver causando dor ao cão, se ele romper, limpe a área com um antisséptico suave e aplique uma pomada cicatrizante.

Cisto sebáceo

Os cistos sebáceos são causados pelo acúmulo de sebo. É uma substância oleosa produzida pelas glândulas sebáceas do cão para hidratar a sua pele e pelagem. O sebo das glândulas passa para os folículos pilosos e, ocasionalmente, o folículo fica obstruído por poeira, pele morta ou por uma formação de cistos. Eles parecem espinhas com as pontas brancas e vão vazar se forem exprimidos. Um cisto sebáceo vai se curar com o tempo, mas você pode precisar levar o seu animal de estimação ao veterinário se ele estiver com dor. O cisto aumenta de tamanho rapidamente ou se rompe e infecciona.

Hematoma auricular

Um hematoma auricular é uma protuberância na parte interna da orelha do animal. Ele é causado pelo movimento que o cão faz com a cabeça ao se sacudir, rompendo um vaso sanguíneo. A região da orelha incha e se enche de fluido e o hematoma pode romper e desenvolver uma infecção. Apesar de os hematomas geralmente secarem e desaparecem, o cão pode se sentir desconfortável enquanto estiver com o inchaço na orelha. Isso pode provocar uma "carne esponjosa" no local por causa da cicatriz que pode ocorrer quando o fluido secar e o inchaço sumir. O cão pode balançar a cabeça por causa de uma infecção no ouvido e o veterinário será capaz de tratar a causa e o hematoma ao mesmo tempo.

eHow Brasil
×