Mais
×

Meu cão tem caroços brancos na orelha

Os cães ficam com nódulos e caroços em vários lugares e a causa dessas protuberâncias nem sempre é clara. Nesses casos é melhor ir ao veterinário para examinar o seu cão e verificar se o problema precisa de atenção. Um caroço branco na orelha do cão é mais provável que seja uma picada de inseto, uma verruga, um pólipo cutâneo, um cisto ou um hematoma auricular.

As orelhas dos cães são delicadas e várias doenças podem causar desconforto (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Picada de inseto

Uma picada de inseto pode causar um caroço branco na orelha do cão. O local da picada incha e se enche com um líquido que, normalmente, é um plasma claro que dá uma aparência "branca" ao caroço. Use uma loção de anti-histamínicos para secar o líquido e observe as reações do seu cão de perto por 24 horas, caso a picada seja de uma aranha venenosa ou inseto.

Cisto na pele

Um cisto de pele é um aglomerado de células mortas na pele mantidas em conjunto pelo suor ou plasma. Ambos os tipos de cistos podem ter a aparência de caroços brancos devido à ausência de sangue neles e estes não são prejudiciais, a menos que desenvolvam uma infecção. Os cistos geralmente desaparecem ou se rompem e depois saram. Ignore o cisto, a menos que ele estiver causando dor ao cão, se ele romper, limpe a área com um antisséptico suave e aplique uma pomada cicatrizante.

Cisto sebáceo

Os cistos sebáceos são causados pelo acúmulo de sebo. É uma substância oleosa produzida pelas glândulas sebáceas do cão para hidratar a sua pele e pelagem. O sebo das glândulas passa para os folículos pilosos e, ocasionalmente, o folículo fica obstruído por poeira, pele morta ou por uma formação de cistos. Eles parecem espinhas com as pontas brancas e vão vazar se forem exprimidos. Um cisto sebáceo vai se curar com o tempo, mas você pode precisar levar o seu animal de estimação ao veterinário se ele estiver com dor. O cisto aumenta de tamanho rapidamente ou se rompe e infecciona.

Hematoma auricular

Um hematoma auricular é uma protuberância na parte interna da orelha do animal. Ele é causado pelo movimento que o cão faz com a cabeça ao se sacudir, rompendo um vaso sanguíneo. A região da orelha incha e se enche de fluido e o hematoma pode romper e desenvolver uma infecção. Apesar de os hematomas geralmente secarem e desaparecem, o cão pode se sentir desconfortável enquanto estiver com o inchaço na orelha. Isso pode provocar uma "carne esponjosa" no local por causa da cicatriz que pode ocorrer quando o fluido secar e o inchaço sumir. O cão pode balançar a cabeça por causa de uma infecção no ouvido e o veterinário será capaz de tratar a causa e o hematoma ao mesmo tempo.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article