O que causa sangue nas fezes?

Escrito por rose kitchen | Traduzido por ricardo schweitzer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que causa sangue nas fezes?
Procure tratamento médico caso detecte sangue em suas fezes (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Sangue nas fezes se refere ao sangue que pode ser detectado após os movimentos peristálticos da pessoa. Esse sangue costuma ser visto no papel higiênico, podendo aparecer também no vaso sanitário. A presença de sangue nas fezes normalmente indica sangramento gastrointestinal ou retal. Algumas condições médicas também podem causar sangue na diarreia, em casos de incapacidade de produzir fezes sólidas. A presença de sangue nas fezes sempre exige acompanhamento e possível tratamento médico, independentemente do motivo.

Outras pessoas estão lendo

Gastroenterite

Gastroenterite é uma condição em que os intestinos ou estômago sofrem uma inflamação aguda, podendo causar sangue nas fezes. Além da presença de sangue na matéria fecal, outros sintomas também podem incluir náusea, fraqueza, vômito, dores abdominais e diarreia, que também pode conter sangue.

Sangramento interno

Sangramentos internos, que ocorrem na parte interna do corpo, também podem causar a presença de sangue nas fezes. Diversos fatores podem causar o sangramento interno, mas os mais comuns são trauma, úlcera e rupturas nos intestinos ou estômago. Além de sangue nas fezes, essa condição pode causar dores estomacais, fraqueza e tontura. Em casos de sangramentos mais graves, a pessoa pode até perder a consciência.

Hemorroida

Hemorroidas, que ocorrem devido ao inchaço de vasos sanguíneos ao redor do ânus, também podem causar a presença de sangue nas fezes. Uma hemorroida pode se projetar na parte interna ou externa do corpo e, em adição ao sangue nas fezes, também pode causar inchaço e coceira na região anal, sangramento retal, dor e desconforto. As dores e desconforto ocorrem normalmente ao sentar ou durante movimentos peristálticos. Alguns pacientes também podem perceber sangue no papel higiênico após a limpeza que segue esses movimentos.

Fissuras anais

Fissuras anais ocorrem quando há lesões na região do ânus, o que também é uma causa de sangue nas fezes. Além disso, também podem causar a presença de sangue de uma coloração vermelha mais clara no papel higiênico e até na roupa íntima, sangramento retal, dor e desconforto. A maioria dos pacientes sente dor e desconforto durante os movimentos peristálticos, sentados ou realizando atividades que esticam a região anal, como levantamento de peso ou flexões.

Colite ulcerativa

A colite ulcerativa é uma doença crônica que afeta o trato digestivo inferior e também pode causar a presença de sangue nas fezes. Essa doença também causa úlceras e inflamações no reto e cólon e além do sangue nas fezes, outros sintomas incluem diarreia sangrenta ou aguada, dores abdominais, urgência para ir ao banheiro, febre alta, fezes com cheiro extremamente desagradável e presença de muco ou pus, câimbras ou desconfortos abdominais, fadiga, perda de apetite, náusea, perda de peso, sangramento retal, lesões cutâneas, dores nas articulações e desidratação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível