×
Loading ...

O que pode causar o acúmulo de gelo no evaporador da geladeira?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O evaporador da geladeira é geralmente localizado na parte de trás do congelador. É responsável por ajudar a resfriar o interior da geladeira a níveis apropriados. Algumas vezes quando há um problema com a unidade, gelo pode se acumular nos evaporadores e reduzir a capacidade de resfriar da geladeira. Quando o congelador se enche de gelo e os evaporadores estão cobertos de gelo, pode haver várias causas.

Possíveis causas do acúmulo de gelo no evaporador da geladeira (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Timer

A maioria dos problemas de congelamento em evaporadores está ligada ao sistema de degelo. A geladeira com degelo automático tipicamente degela a intervalos regulares várias vezes por dia para impedir que o compartimento congele. Quando o mecanismo de degelo falha, por qualquer motivo, o gelo começa a acumular. Um componente do sistema de degelo é o timer, que regula quando a operação iniciará. Ele diz ao sistema de degelo quando ligar e desligar para obter os resultados desejados. Se esta parte do sistema estraga o degelo não ligará, o que resulta em congelamento do compartimento.

Loading...

Termômetro

Outra razão que explicaria o mau funcionamento do sistema de degelo é um problema com o termômetro. Esta parte do sistema monitora a temperatura ao redor do evaporador e avisa o timer quando degelar. Se o termostato não estiver fornecendo informações precisas, ou não estiver respondendo, o timer não deixa o sistema de degelo fazer seu trabalho e o gelo se acumula.

Aquecedor

O mais exigido no sistema de degelo de uma geladeira é o aquecedor do degelo. Calor é necessário para derreter o gelo que naturalmente se acumula do evaporador a medida que o refrigerador pera normalmente. Quando a temperatura fica baixa o suficiente no compartimento, o termostato diz ao timer para ligar o aquecedor. A neve drena para uma panela de captura na base da geladeira. Se o aquecedor estragar, o gelo não irá se derreter e formará gelo.

Borrachas de vedação

Se o evaporador está realmente cheio de gelo é improvável que as borrachas de vedação sejam o problema, mas negligencia em longo prazo de borrachas rachadas ou gastas podem ser a causa em alguns casos. Quando o ar exterior entra regularmente através de vedação ineficiente na porta do congelador, as paredes deste podem começar a acumular gelo. Eventualmente isto pode levar a congelamento do evaporador, apesar do acúmulo de gelo nas paredes ser a consequência mais comum deste problema. Substituir as borrachas de vedação ajudará a resolver o problema e diminuir o gasto de energia.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...