Causas da bactéria Clostridium em cães

Escrito por angela brady | Traduzido por max jahnke
Causas da bactéria Clostridium em cães

A bactéria Clostridium pode causar sérias doenças em cães

dog image by Michal Tudek from Fotolia.com

O Clostridium é uma bactéria anaeróbica gram-positiva responsável por diversas doenças em cães. Há muitas estirpes diferentes, algumas podem estar presentes em cães saudáveis, e outras podem causar doenças graves, como tétano e botulismo. Algumas bactérias Clostridium são resistentes à maioria dos antibióticos e devem ser tratadas com drogas alvo, como o metronidazol ou a bacitracina, enquanto outras são sensíveis aos antibióticos comuns. Os cães podem entrar em contato com as bactérias de diversas maneiras, mas geralmente provocam sintomas do tipo colite, que podem imitar outras doenças.

Outras pessoas estão lendo

Alimento contaminado

dog image by Michal Tudek from Fotolia.com

Alimentos que tenham sido armazenados ou manipulados de forma inadequada podem facilmente tornar-se contaminados com bactérias que podem causar doenças graves. O Clostridium perfringens é a bactéria responsável pela intoxicação por comida típica em cães e pessoas, e o Clostridium botulinum causa o botulismo, que pode ser fatal. Os sintomas geralmente aparecem de 8 a 16 horas após a ingestão, na forma de diarreia e dores de estômago. Vômitos e febre raramente ocorrem por envenenamento por Clostridium perfringens, mas são comuns em casos de botulismo. O Clostridium perfringens pode muitas vezes se manifestar por um período de 24 horas, mas o botulismo requer atenção médica imediata.

Ferida contaminada

dog image by Michal Tudek from Fotolia.com

Uma ferida aberta que foi exposta ao solo contaminado pode ser infectada pelo Clostridium tetani, a bactéria que causa o tétano. Embora os cães e gatos sejam geralmente bastante resistentes ao tétano, manter as feridas limpas é um passo importante na prevenção de uma infecção potencialmente fatal. O Clostridium perfringens também pode contaminar uma ferida aberta e, em sua forma de esporos, é a bactéria responsável pela gangrena. A gangrena é uma infecção potencialmente fatal e exige um tratamento agressivo para cessar. O Clostridium perfringens pode ser erradicado com antibióticos comuns, mas os membros afetados com gangrena normalmente devem ser amputados.

Antibióticos de amplo espectro

dog image by Michal Tudek from Fotolia.com

O Clostridium difficile é encontrado no trato digestivo de filhotes saudáveis, mas a população naturalmente residente de bactérias mantém uma proporção baixa o suficiente para que nenhum problema ocorra. Quando é dado antibiótico por um tempo prolongado a um cão, isso pode reduzir temporariamente o número de bactérias "boas" no intestino. Como o Clostridium difficile é resistente à maioria dos antibióticos, ele irá florescer durante este período sem que as outras bactérias o mantenham sob controle. Uma vez que a população difficile atinge um certo nível, pode provocar colite pseudomembranosa, uma infecção grave do cólon que provoca diarreia e desidratação dolorosa. Os seres humanos também são suscetíveis a problemas intestinais causados por Clostridium difficile. Por isso se o animal de estimação da família estiver infectado, devem ser tomadas precauções para evitar a disseminação da bactéria. Metronidazol e bacitracina são dois medicamentos comuns que são eficazes contra Clostridium difficile.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media