Causas do descolamento de retina

Escrito por amanda talbert | Traduzido por joão marcos lima medina rosa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Causas do descolamento de retina
Informe-se sobre o descolamento de retina (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

O descolamento de retina é um problema que pode ser facilmente resolvido se for diagnosticado em tempo hábil. Por isso é importante identificar os primeiros sinais e sintomas para que o paciente procure assistência médica o mais rápido possível. Também é importante distinguir os diferentes tipos de descolamento de retina.

Outras pessoas estão lendo

Definição

O descolamento da retina ocorre quando a retina é deslocada de sua posição normal no olho. A função dela é enviar imagens visuais para o cérebro, portanto, quando descolada, a visão fica embaçada. O posicionamento correto da retina é em oposição à parede de trás do globo ocular e, quando ela se desprende, pode-se ocasionar alguma perda de visão. A retina pode soltar-se, de repente, ou lentamente, com base na causa e no tipo de descolamento.

Causas do descolamento de retina
A retina é essencial para a visão (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Tipos

Existem três tipos diferentes de descolamento de retina - exsudativo, tradicional e regmatogênico. O descolamento de retina exsudativo ocorre frequentemente devido à hipertensão ou inflamação. Esse tipo de descolamento de retina possui um tratamento com alta taxa de sucesso, bem como de recuperação visual. O descolamento tradicional geralmente ocorre devido a algum tipo de cirurgia ou trauma ocular anterior e a recuperação visual é improvável. O descolamento regmatogênico é o tipo mais comum e provavelmente é causado pelo envelhecimento, sendo que a taxa de recuperação visual é alta para este tipo.

Causas do descolamento de retina
Cirurgias de reparação podem ser a única alternativa (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Causas

A retina pode descolar-se em qualquer idade, mas parece ser mais comum durante a meia-idade em diante. Há determinadas doenças que podem ser mais propensas a causar o descolamento da retina. Pode-se citar alguns exemplos como miopia, glaucoma, fraqueza da retina, histórico de descolamento de retina na família ou trauma ocular. O descolamento também pode ser provocado por doenças, tais como diabetes ou distúrbios inflamatórios. Infelizmente, muitas vezes a retina pode descolar-se sem causa e sem sinais prévios.

Causas do descolamento de retina
Fatores como a idade podem influenciar no descolamento da retina (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Sintomas

Há vários sintomas de um descolamento de retina, embora existam casos em que não há qualquer sinal de alerta do que está prestes a acontecer. Alguns sintomas incluem visão embaçada, cegueira total ou parcial, sombras nos olhos, flashes de luz e "floaters". "Floaters" parecem pequenos vermes no olho, dançando por todo o campo de visão. Ao apresentar estes sintomas, a pessoa deverá procurar assistência médica. Se não for tratada, a perda permanente da visão é uma possibilidade.

Tratamento

Um buraco ou rotura na retina, que provavelmente levará a um descolamento de retina, pode ser reparado com uma cirurgia ambulatorial simples, a fim de selá-lo e parar o desprendimento da retina. Se o buraco se transformar no descolamento da retina, há três tipos de cirurgia para a reparação: inserção de uma bolha de gás para bloqueá-lo e manter a retina no lugar, a inserção de uma faixa de tal forma que a retina não possa se afastar e a remoção do gel do olho que pode estar movendo a retina.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível