Por que meu cachorro está com um dos lados da boca caído?

Escrito por kelly o'gea | Traduzido por marlon campos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que meu cachorro está com um dos lados da boca caído?
Você pode tratar a paralisia facial de seu cão (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Quando as pessoas colocam um animal de estimação em sua casa, ele normalmente torna-se outro membro da família; assim, é muito ruim para o dono perceber que há algo errado com seu cão - como encontrá-lo com a boca caída. Isso pode acontecer por diversos motivos, cada qual com uma solução diferente que depende da causa da paralisia do nervo facial do cão. Com a ajuda de um veterinário, identificar a causa da condição é o primeiro passo para iniciar o tratamento do seu animal de estimação.

Outras pessoas estão lendo

O que é a paralisia do nervo facial

A paralisia do nervo facial é uma doença mais comum em cães do que em gatos. Embora a condição possa afetar qualquer cachorro, aqueles com mais de cinco anos de idade são mais suscetíveis do que os mais jovens. Além disso, algumas raças têm uma maior propensão a serem afetadas do que outras. Tais raças incluem cocker spaniels, Pembroke Welsh corgis, boxers e setters ingleses. A paralisia facial normalmente afeta apenas um lado da face, embora existam também casos de paralisia bilateral.

Infecção de ouvido

A infecção do ouvido médio ou interno, também conhecida como otite média, é tida como a causa mais comum de paralisia facial em cachorros. Após a confirmação da infecção por meio de um exame feito pelo veterinário, ele provavelmente receitará antibióticos para tratá-la, o que deve também acabar com a paralisia. Após a infecção de ouvido ter sido curada, você deve manter as orelhas do seu cão limpas com tosas frequentes. Além disso, volte ao veterinário imediatamente assim que perceber qualquer sinal de uma nova infecção.

Tireoide ou doenças do sistema nervoso

A paralisia facial é um dos sintomas de problemas da tireoide, como o hipotireoidismo; contudo, nesses casos, seu cachorro provavelmente apresentará também outros sintomas, como letargia, diminuição do apetite, aumento de peso e mudanças significativas na pelagem do animal, tais como perda de cor ou até mesmo queda de todos os pelos. Diversos distúrbios do sistema nervoso podem causar paralisia facial total ou parcial. Se o seu cão vem dormindo com mais frequência e apresentando sinais de apatia, o veterinário pode também fazer testes para detectar algum transtorno do tronco cerebral.

Idiopático

Infelizmente, muitos casos de paralisia facial canina têm uma origem desconhecida. Às vezes, a doença desaparece por conta própria, embora possa reaparecer e, em outros casos, a paralisia facial pode afetar o animal por toda sua vida. Nesse caso, o veterinário provavelmente irá prescrever um lubrificante ocular para assegurar que a tensão nos músculos dos olho não o danifiquem. Além disso, a condição pode levar à ocorrência de úlceras e, portanto, o veterinário deverá supervisionar constantemente o animal.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível