Saúde

Causas de dores abdominais durante a gravidez

Escrito por kirstin hendrickson | Traduzido por fabiana silva
Causas de dores abdominais durante a gravidez

Durante a gravidez, a dor no baixo ventre localizada no lado direito tem várias causas possíveis

pregnant woman image by Kirill Zdorov from Fotolia.com

Com todas as mudanças que ocorrem durante a gravidez, é muito comum as mulheres se perguntarem se o que estão sentindo é normal ou um sinal de que algo está errado, principalmente quando sentem dor. A pelve e o abdômen sofrem alterações significativas durante a gravidez, tornando-os local de muitas dores. Sentir um pouco de desconforto é normal, mas a ocorrência de outras dores indica problemas. A dor localizada no lado direito do abdômen pode ter várias causas possíveis.

Cisto de corpo lúteo

O Dr. Lauralee Sherwood explica em seu livro "Human Physiology" o papel dos ovários no início da gravidez. Ao mesmo tempo em que produzem e liberam o ovo que é fertilizado durante a concepção, esses órgãos também são responsáveis por manter a integridade do início da gravidez, até a formação da placenta. Após a ovulação, os ovários secretam grandes concentrações de estrogênio e progesterona que, em conjunto, trabalham para manter o revestimento do útero onde o ovo fertilizado se implantará. Os ovários continuam secretando esses hormônios até o quarto mês de gravidez, quando a placenta é formada. Durante esse tempo, é comum a formação de cistos no ovário produtor do óvulo fecundado e que gerou a gravidez em questão. Esses cistos, embora inofensivos, podem causar desconfortos. Se estiver localizado no lado direito, é comum que, até por volta do quarto mês de gravidez, as mulheres sintam dor ou dor aguda no baixo ventre nesse mesmo lado.

Garvidez ectópica

Em circunstâncias normais, um ovo fertilizado migra através da trompa de Falópio para o útero, onde se implanta. Entretanto, às vezes, quando as trompas estão obstruídas ou com alguma lesão, os ovos se implantam nesse local. A implantação de um ovo na trompa é chamada de gravidez ectópica, explica Heidi Murkoff e Sharon Mazel, no livro "What To Expect When You’re Expecting". Se o ovário direito ovula, o óvulo é fertilizado na trompa de Falópio desse mesmo lado e, caso haja lesões neste órgão, a implantação será tubária. O início da gravidez ocorrerá com sintomas normais e sem a ocorrência de dor. Porém, depois de um tempo, geralmente a partir da sexta semana, à medida que a trompa de Falópio fica irritada e começa a esticar, a gestante sente que o lado direito de seu abdômen fica doloroso e sensível. A dor aumenta com o tempo, tornando-se localizada e aguda. Se não tratada, a gravidez ectópica pode ser fatal para a mãe, por isso ela é interrompida assim que diagnosticada.

Dor nos ligamentos

O útero é suspenso por vários ligamentos, que são faixas rígidas de tecido conjuntivo que o prendem à parede abdominal. À medida que a gravidez se desenvolve, o útero começa a crescer e a se esticar. Isso faz com que os ligamentos se estiquem, observa o Dr. Raymond Poliakin em seu livro "What You Didn’t Think To Ask Your Obstetrician". Quando ocorre dor, ela é geralmente localizada em um dos lados do baixo ventre e, geralmente, não acomete todo o abdômen de uma só vez. Após o quarto mês de gravidez, a mulher não corre mais o risco de sofrer de cistos ovarianos ou de implantação ectópica, e a dor abdominal no lado direito pode, muitas vezes, ocorrer devido ao estiramento dos ligamentos, em especial se ela ocorre de repente e desaparece rapidamente quando a grávida fica em pé ou espirra.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media