×
Loading ...

Quais são as vantagens e desvantagens do planejamento familiar?

Atualizado em 23 março, 2017

O planejamento familiar está sendo cada vez mais enfatizado pelo mundo -- especialmente com o aumento contínuo da população. Acontecem aproximadamente 270 nascimentos a cada segundo, com apenas 90 mortes para contrabalancear -- o que significa que há um crescimento de 180 pessoas no mundo todo a cada segundo. Métodos de planejamento familiar oferecem muitas vantagens, mas também várias desvantagens.

O planejamento familiar a ajuda a desacelerar o crescimento populacional (family image by redrex from Fotolia.com)

Controle da população

Um dos efeitos colaterais mais proeminentes e relatados do planejamento familiar é o controle populacional. Conforme as pessoas consomem recursos, o crescimento contínuo pode significar que algumas delas poderiam potencialmente não ter o básico para viver. Ao redor do ano 1000 d.C., existiam cerca de 100 milhões de pessoas no mundo; atualmente há mais de 7 bilhões. O planejamento familiar global pode ajudar a controlar essa população que cresce rapidamente.

Loading...

Controle

Para famílias, o melhor aspecto do planejamento é o controle. Ao usar técnicas de planejamento familiar, os casais podem escolher quando desejam ter filhos -- o momento em que serão mais capazes de cuidar dessa família, mental e financeiramente. Isso pode permitir que as crianças sejam criadas em um ambiente menos estressante do que aquele que às vezes acompanha a gravidez não planejada.

Variedade

Embora alguns tipos de métodos anticoncepcionais tenham sido usados pela história, durante a metade final do século 20 muitas novas formas se tornaram disponíveis, oferecendo muitas opções para o planejamento familiar. O controle da natalidade vai de pílulas e injeções até métodos de barreiras e técnicas naturais.

Clínicas

Como o planejamento familiar se tornou uma agenda governamental em muitos países, há clínicas onde qualquer pessoa pode procurar conselhos e orientações sobre ter uma família. Essas clínicas ou postos de saúde possuem conselheiros e médicos para ajudar as pessoas a escolher métodos de controle de natalidade que sejam mais adequados para elas. Pode-se realizar uma variedade de tratamentos de saúde -- incluindo testes diferentes -- para garantir que os bebês nasçam da melhor maneira possível. Esses postos de saúde são geralmente gratuitos na maioria dos casos.

Desvantagens

Embora haja relativamente poucas desvantagens no planejamento familiar, existem ainda algumas exceções notáveis. Muitos métodos anticoncepcionais oferecem efeitos colaterais que podem afetar negativamente a saúde das mulheres que os tomam. Eles frequentemente afetam hormônios que podem levar ao ganho de peso, entre outras coisas. Há algumas religiões que banem o controle de natalidade e incentivam o planejamento familiar natural. Esse tipo de planejamento não é uma forma anticoncepcional e é, portanto, menos eficaz para prevenir a gravidez.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...