Causas de estalos em queimadores de cooktops a gás

Escrito por renee miller | Traduzido por thiago andre scarani
Causas de estalos em queimadores de cooktops a gás
Os queimadores selados costumam ser encontrados nos cooktops que não permitem sua abertura para serem limpos (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Os cooktops a gás podem ser selados ou de queimador duplo. Os selados possuem um acendedor para cada queimador. Todos os acendedores operam através de um único controle de centelha. Nos modelos de queimador duplo, que muitas vezes são os que possuem uma articulação em sua parte superior para limpeza, há dois acendedores; um para os queimadores do lado esquerdo e outro para os do lado direito. Um defeito no mecanismo do interruptor ou no acendedor pode fazer seu cooktop estalar mesmo quando estiver desligado. Os estalos também podem indicar sujeira ou que o acendedor ou o interruptor entraram em contato com umidade.

O queimador não apaga

Quando você liga um cooktop a gás, os queimadores estalam conforme tentam se acender. É normal ouvir vários queimadores estalando, mesmo se você só está tentando acender um. Se o seu cooktop estala continuamente quando não está sendo usado, confirme que os queimadores estão todos desligados. Em alguns aparelhos, você deve garantir que o botão do queimador voltou para sua posição externa para garantir que está desligado. Se os acendedores continuarem estalando mesmo após acender o queimador, ou quando todos os queimadores estão na posição de desligar, desconecte seu fogão, desligue o abastecimento de gás do aparelho e chame um técnico para que ele faça o reparo. O sistema de ignição pode estar com defeito.

Umidade

A limpeza dos queimadores pode causar cliques intermitentes até que o aparelho seque. Caso a umidade entre nos interruptores ou na área de ignição, podem não funcionar corretamente. Se você acabou de limpar seu cooktop, aguarde algumas horas até que os acendedores e os queimadores sequem ou use um secador de cabelo em sua menor temperatura para acelerar o processo. Se o barulho continuar depois disso, chame um técnico para inspecionar o aparelho.

Defeito no interruptor ou sistema de ignição

Se o interruptor que controla o módulo de faíscas está com defeito, você pode ouvir estalos vindos dos queimadores conforme eles tentam se acender com o botão desligado. O acendedor também pode estalar se estiver com defeito. Você pode testar o interruptor e o acendedor com um ohmímetro. Você geralmente pode acessar os interruptores através de um painel de acesso do seu fogão, pois eles se conectam aos queimadores por cima ou por baixo. O interruptor também pode se torcer e eventualmente se quebrar, fazendo com que o módulo de faíscas esteja sempre ligado, estalando mesmo quando o queimador já está aceso. Se todo o resto estiver funcionando, o problema pode estar no módulo, que deverá ser substituído.

Sujeira ou gordura

Se os estalos só ocorrem depois de acender os queimadores, o eletrodo, que é a pequena peça de metal do queimador que libera a faísca, pode estar sujo, ou os furos dos queimadores podem estar entupidos. Use um pino metálico ou um clipe de papel para limpar os furos do queimador. Não use um palito de dente, pois ele pode se quebrar. Se o acendedor ou o eletrodo estiverem cobertos de gordura, a faísca não chegará ao queimador e ele não se acenderá. Na maioria dos cooktops a gás, você pode remover a parte superior do queimador para limpar essa área. Nos aparelhos selados, porém, pode ser preciso substituir todo o queimador, pois você não tem como levantá-lo para limpá-lo.