Causas que fazem uma televisão ter sombras

Escrito por shala munroe | Traduzido por beatriz palma
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Causas que fazem uma televisão ter sombras
Nunca deixe imagens estáticas na sua televisão por um tempo maior que alguns minutos (flashfilm/Lifesize/Getty Images)

Há várias razões pelas quais aparecem sombras em uma televisão, mas o motivo mais comum é o "burn-in". Isso acontece quando uma imagem estática é deixada na tela por um longo tempo. Não existe uma forma simples de consertar as sombras causadas pelo "burn-in". O melhor a fazer é preveni-las. Se você não deixou imagens estáticas por muito tempo no seu televisor e ainda assim estiver vendo sombras, pode ser que seu aparelho esteja mal instalado.

Outras pessoas estão lendo

O "burn-in"

O "burn-in" acontece quando uma imagem estática, como um filme pausado ou uma tela de menu, fica no televisor por muito tempo. Os pixeis dentro da tela começam a ser danificados e as cores que eles estão mostrando naquele momento ficam guardadas em sua memória. Eles começam, então, a mostrar apenas aquela cor, deixando sombras da imagem em questão mesmo depois de ela ser alterada. Por precaução, nunca deixe sua televisão mostrando uma imagem estática por mais do que meia hora. As televisões de plasma, com sua tecnologia fosforescente, são mais suscetíveis ao "burn-in" do que as de LCD, feitas a partir de cristal líquido, especialmente durante as duzentas primeiras horas de uso. Evite jogar vídeo-games que apresentem algumas imagens estáticas, como as que mostram a quantidade de vida que o personagem possui, em televisores de plasma. Muitas horas de jogo podem causar o efeito do "burn-in". Além disso, evite as barras pretas que aparecem acima e abaixo da imagem de um filme widescreen. A maioria dos aparelhos de DVD oferece a opção de assistir ao filme em tela cheia e, se não houver essa escolha, altere as proporções da imagem da televisão no menu até que as barras desapareçam. Essas barras podem deixar sombras em toda a região que ocupam ou causar o aparecimento de uma linha escura nas bordas.

Televisores instalados na parede

Se o aparelho televisor for montado em uma parede de forma errada, podem surgir sombras. Sempre siga as instruções do fabricante quando for instalar sua televisão em uma parede. Não deixe a televisão inclinada em um ângulo maior que 70º para nenhuma direção, sendo que isso pode causar um deslocamento no peso do aparelho, danificando os pixels.

Televisores instalados sobre uma superfície

Se você preferir que a televisão fique apoiada no chão ou em um móvel, sempre siga as instruções do fabricante. Ao colocar um televisor diretamente sobre o chão ou em outra superfície, o peso do aparelho pode comprimir os pixels localizados na parte inferior, causando sombras nessa região da tela.

Televisores 3D

Se a sua televisão possuir um sistema 3D, pode ser que apareçam sombras, principalmente se não estiver diretamente de frente para o aparelho. A tecnologia 3D utilizada em muitos desses televisores ainda necessita de óculos especiais para fazer com que as imagens fiquem sem sombras.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível