As causas e sintomas de um motor fundido

Escrito por justin cupler Google | Traduzido por marcela machado
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As causas e sintomas de um motor fundido
Um motor fundido significa que é necessário realizar uma grande manutenção (car engine image by itsallgood from Fotolia.com)

O motor de um carro é como um balé delicado ou um evento de nado sincronizado; todos os elementos devem funcionar em perfeita harmonia ou tudo será arruinado. No entanto, um motor não se recompõe e reinicia suas tarefas sozinho. Geralmente, ele sofre grandes danos quando seus componentes não funcionam devidamente. Uma coisa que pode acontecer é a fusão do motor, que ocorre quando um dos principais componentes para de funcionar, interrompendo o funcionamento do motor como um todo.

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Nada...

Quando um motor está fundido, o sinal que ele nos dá é: nada.... Você tenta ligar o veículo e todos os eletrônicos parecem estar funcionando: o rádio liga, o aquecedor está normal e as luzes se acendem. Mas quando você tenta acionar o motor, nada acontece, exceto um alto ruído de peças batendo umas nas outras que vem do arranque, afetando o volante do motor.

De dentro para fora

Quando um motor se funde, muitas vezes isso se deve à soltura de um componente interno, que se aloja contra outro componente. Às vezes, esse componente - geralmente a biela do pistão - pode entrar no bloco do motor e chegar até a parte externa. Em alguns casos, o componente que passou pelo bloco do motor pode ser visto na parte superior, quando abrimos o capô.

Fios queimados

Quando um motor está fundido e não consegue mais se movimentar, o arranque tentará acioná-lo quando viramos a chave. Já que o arranque não consegue girar o motor, os fios elétricos podem superaquecer e soltar fumaça, o que é um sinal de motor fundido.

Teste

Existem algumas maneiras de testar se o motor está fundido, mas um procedimento destaca-se como o mais confiável. Tente girar a polia do virabrequim do motor - a grande polia que fica bem no meio do motor. A melhor maneira de fazer isso é remover todas as velas de ignição, colocar um grande soquete no parafuso da polia e girá-lo com uma grande barra de torção. Se a polia não se mexer, provavelmente o motor está fundido.

Precursores

Existem vários avisos que nos são dados antes de um motor se fundir. As fases iniciais são leves ruídos de batidas ou até mesmo um fraco som de algo se batendo. Você saberá que o fim está próximo quando ouvir o que os técnicos chamam de "ruído seco", ou seja, um som alto de batida que não tem nenhum ruído metálico contínuo. Esse "ruído seco", geralmente, ocorre quando a biela do pistão entra em contato com o virabrequim do motor.

Conserto

O conserto de um motor fundido depende bastante da causa da fusão. Geralmente, o melhor modo de conserto é substituir todo o motor, já que o dano interno pode ser muito grande. Se consertar o motor for a melhor opção - quando o motor for raro ou de alto desempenho -, saiba de antemão que pode ser necessário substituir quase todos os componentes internos e reparar o bloco do motor em uma oficina mecânica. As duas opções serão bastante caras.

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