Mais
×

Cerimônia de casamento hindu

Uma festa de casamento tradicional hindu é complexa e longa, combinando rituais e tradições de cerca de 4.000 anos. Mais que uma conexão legal, o casamento hindu não só une os noivos, como também cria laços entre as famílias. Apesar de haver muitas variações para a cerimônia, uma festa tradicional envolve amarrar uma linha vermelha nos pulsos dos noivos, ou somente no do noivo, para prevenir que influências malignas ameassem o casal nesse dia tão importante.

A cerimônia de casamento hindu reflete uma tradição de 4.000 anos (indian man walking arm in arm with his family image by Gina Smith from Fotolia.com)

Uma tradição antiga

A cerimônia de casamento tradicional hindu se baseia nos costumes e rituais de uma sociedade antiga, com algumas adaptações à vida moderna. Normalmente realizada em sânscrito, a cerimônia agora pode ser em sânscrito e inglês. Apesar das tradições variarem dependendo do local ou de outros fatores culturais, muitos aspectos da cerimônia são compartilhados por todos, refletindo uma fundação filosófica e espiritual comum. Rituais de purificação, dedicação e proteção contra o mau acompanham todas as partes do casamento, desde as preparações até a cerimônia em si.

Preparação para o casamento

Os rituais pré-nupciais são destinados a purificar a noiva e o noivo e a protegê-los do mau. Ambos os noivos devem se banhar antes da cerimônia em suas próprias casas, em uma tradição que inclui unção com óleos e fragrâncias, como o sândalo. As palmas das mãos e os pés da noiva são decorados com Mahendi, que são desenhos feitos de henna. Em um ritual de casamento sikh, uma linha vermelha é amarrada ao pulso direito do noivo e ao esquerdo da noiva, como uma forma de proteção contra o mau e também maus presságios.

Tradições do casamento

As cerimônias de casamento hindu são compostas de diversas partes, refletindo as fundações filosóficas e espirituais do ritual. A presença de Deus é invocada, assim como Senhor Ganesh e outros aspectos de deidade. Na tradição indiana do sul, uma linha vermelha pode ser amarrada ao pulso do noivo durante a cerimônia para afastar más influências. Um fogo sagrado pode ser aceso, e o casal faz oferendas de manteiga e arroz, andando ao redor das chamas quatro vezes. O noivo presenteia a noiva com um colar de ouro para simbolizar o início de uma nova vida. O casal faz os votos e dão doces um ao outro para simbolizar sua primeira refeição juntos. O padre abençoa a união.

Importância

Em sânscrito, a palavra para casamento é vivaaha, ou o que suporta ou carrega, refletindo a visão de casamento como um rito que cria uma união que suporta e sustém o casal e suas famílias.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article