×
Loading ...

Por que coloca-se velas nas janelas de casas irlandesas na véspera de Natal?

Atualizado em 01 setembro, 2018

Datando de centenas de anos, os irlandeses têm a tradição de acender velas nas janelas todo dia 24 de dezembro, na véspera de Natal. Diferentes histórias e lendas cercam essa tradição religiosa católica, que foi espalhada para outros países pelos imigrantes irlandeses. O costume continua como parte da cultura irlandesa nos dias atuais para celebrar o feriado.

Famílias irlandesas acendem velas na véspera do Natal como parte de sua cultura (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

História

Quando o Rei Henrique II invadiu e conquistou a Irlanda em 1171, seguiu-se uma longa história de perseguição aos irlandeses e sua religião, de acordo com o padre William Sanders do Catholic Education Resource Center. Sob o comando da Rainha Elizabete I e Oliver Cromwell, os britânicos eram primariamente uma nação protestante. Esses e os governantes futuros passaram uma série de leis, chamadas de Penal Laws, para eliminar o catolicismo na Irlanda e declarar a ilegalidade do clero em ensinar religião ao povo. Mesmo assim, a religião e os costumes foram preservados.

Loading...

Velas nas janelas

Devido à perseguição religiosa sofrida pelos irlandeses, as famílias encontraram maneiras de pôr em prática sua fé sem alardear os britânicos. Nas vésperas de Natal, as famílias que desejavam receber a visita de um padre e receber os sacramentos, sinalizavam esse pedido acendendo uma vela na janela. Elas deixavam a porta destrancada e o padre viajante ofereceria a celebração de uma missa em troca de sua hospitalidade, iniciando uma tradição que duraria por muitos anos depois.

Outras explicações

Quando questionadas por autoridades britânicas sobre as velas nas janelas, as famílias diziam que ela era um sinal para os espíritos de Jesus, Maria e José entrarem em suas casas. Às vezes acendiam três velas, uma para cada membro da família sagrada. Isso deixava os britânicos satisfeitos e permitia que as famílias praticassem sua fé em segredo. Com isso, também foi iniciada a lenda alternada de que Maria e José encenariam novamente sua procura por um lugar para estar toda véspera de Natal, e iriam às casas das famílias que dessem as boas-vindas com a vela.

O acender de uma vela

Tradicionalmente, o membro mais novo de uma família acende a vela que é posta na janela. Uma menina com o nome de Maria tem a honra de apagar a chama. Às vezes, algumas famílias trocam esses papéis ou usam velas elétricas por segurança hoje em dia. Essas tradições foram levadas a muitos outros países pelos irlandeses e continua até hoje. Decore sua casa este Natal com uma vela na janela e crie sua própria tradição familiar baseada nesse costume irlandês.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...