Mais
×

Como checar o nível de álcool em vinhos

Atualizado em 17 abril, 2017

O vinho tem sido elogiado por seus benefícios à saúde, bem como gosto. No entanto, deve ser apreciado com moderação, uma vez que pode conter até duas vezes o teor alcoólico da cerveja. Embora as informações sobre álcool por volume, ou APV, são geralmente incluídas em algum lugar no próprio frasco, é possível determinar o APV para saber que tipo de vinho a amostra se trata. Este artigo irá fornecer diretrizes gerais para identificar o APV do vinho.

Instruções

Descubra o teor alcoólico do vinho seguindo as instruções desse artigo (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

    Descobrindo o APV

  1. Verifique a garrafa de vinho para a medição de APV, que é dada como uma percentagem que indica o quanto do volume de líquido do vinho é realmente álcool. Esse percentual pode ser difícil de ser encontrado, mas pode ser visto escrito verticalmente ao longo da sobreposição de rótulo, juntamente com as informações sobre o vinicultor ou engarrafador, ou em algum outro lugar. Para economizar tempo, basta procurar rapidamente pela garrafa pelo símbolo de porcentagem.

  2. Conheça as variedades. Mesmo que a garrafa não possua a medição de APV, é possível saber aproximadamente o teor alcoólico conhecendo que tipo de vinho é. Todos os vinhos possuem entre 8 a 22 por cento de APV, enquanto a maioria possui entre 10 a 14 por cento. Os espumantes e os vinhos de mesa, bem como os rosés, possuem o mínimo, com 8 por cento de álcool por volume, enquanto o vinho do Porto possui 20 por cento de APV. O vinho fortificado é o que foi adicionado álcool, e pode conter até 22 por cento de APV.

  3. Use estas orientações para vinho tinto. Poucos vinhos tintos contêm menos do que 12,5 por cento de APV. Os vinhos tintos de baixo teor alcoólico incluem Beaujolais, Borgonha e Chianti. Shiraz (Syrah), Cabernet Sauvignon, Pinot Noir e Merlot, que possuem entre 13,5 e 14,5 por cento de APV, enquanto que os vermelhos com o maior teor de álcool incluem Petite Syrah e Zinfandel, com mais de 14,5 por cento de APV.

  4. Para os vinhos brancos, use estas orientações: Muscadet e Riesling são os dois dos brancos mais leves, com 12 a 13 por cento de APV, enquanto Loire, Bordeaux, Borgonha branco, Pinot Grigio (Gris) e Sauvigon Blanc contêm até 13,5 por cento de APV. Entre os pesos mais pesados e​​estão os Chardonnays e Califórnia Sauvingon Blanc, que podem conter até 14,5 por cento de álcool por volume. Poucos vinhos brancos contêm uma maior quantidade de álcool do que isso, e esses são fortificados.

Dicas

  • Para prolongar o seu vinho e ajudar a evitar a intoxicação, adicione água diretamente no seu copo (não na garrafa), até um quarto da quantidade de vinho que você consumir. Isso não afeta seriamente o sabor do vinho.
  • Um sumo de fruta complementar também pode ser usado para compensar o consumo de álcool, embora isto irá afetar o sabor do vinho. Apesar de parecer uma escolha lógica, o suco de uva é muito doce para ser usado com esta finalidade.

Aviso

  • O vinho deve ser consumido em menores quantidades que a cerveja devido à sua medição relativamente alta de APV.

O que você precisa

  • Garrafa de vinho
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article