O que fazer quando seu chefe te odeia

Escrito por gerri blanc | Traduzido por mayra chibante
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que fazer quando seu chefe te odeia
Um chefe desrespeitoso pode levar ao ódio e à demissão do seu funcionário (strict boss image by Nikolay Okhitin from Fotolia.com)

Uma carreira gratificante e bem sucedida depende, frequentemente, da atmosfera da empresa em que você trabalha. Ter um ambiente alegre e vibrante que inclui funcionários felizes e um chefe fácil de lidar pode fazer com que você trabalhe na mesma empresa por anos. Quando seu superior começa com desrespeito, o ódio ao emprego se inicia, levando à demissão. Mas, antes disso, entenda que opções estão disponíveis para melhorar a situação.

Outras pessoas estão lendo

Auto-reflexão

De maneira frequente, as pessoas se sentem menos entusiasmadas no relacionamento com os superiores e, assim, começam a perceber que o chefe tem algo contra ela. Antes de qualquer atitude precipitada, visualize a situação de forma imparcial, como sugerido por Randall S. Hansen, Ph.D., da Quintessential Careers. Preste atenção à sua performance e comportamento, lembre se disse ou fez algo inapropriado ou se está sendo desleixado. Qualquer chefe achará a sua companhia desagradável se você dificulta o trabalho dele. Se descobriu uma boa razão para o comportamento do seu chefe, tente fazer um trabalho melhor. Chegue mais cedo, trabalhe mais duro e acabe com qualquer comportamento preguiçoso e inadequado. Veja se isso muda as atitudes do seu superior em relação a você.

Uma reunião com seu chefe

Se você não consegue entender as atitudes do seu superior, marque uma reunião com ele, a não ser que acredite que isso piorará a situação. Harry Levinson, Ph.D., do Instituto Levinson de Massachusetts, afirma que ideias de comportamentos que você desejaria que seu superior tivesse podem ser sugeridas. Descreva as vezes que o viu reagir bem com os outros e elogie isso. Aí, aponte atitudes específicas que você não entendeu. Mantenha a calma e esteja pronto para uma reação emocional do seu chefe.

Converse com outros

Hansen sugere a procura por alguém que você possa conversar sobre os problemas. Essa pessoa, de preferência um outro supervisor, pode te dar dicas sobre como lidar com seu chefe, além de, talvez, conseguir te remanejar dentro da mesma empresa. Você ainda deve falar com outros funcionários, afirma Levinson, para ter uma melhor visão da situação e fazer aliados.

Denuncie seu chefe

Levinson ainda diz que se o comportamento do seu superior permanecer o mesmo e isso afetar a sua saúde o bem estar em casa, você pode denunciá-lo aos recursos humanos ou para o chefe dele. Lembre-se de momentos específicos e diga que você não consegue fazer o seu trabalho de maneira eficaz quando o seu superior te trata mal. Você pode envolver outras pessoas da empresa, proporcionando um suporte na denúncia.

Considere a demissão

Cogite a demissão depois de ter esgotado todas opções. Não sacrifique sua saúde por um emprego que te faz sentir péssimo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível