Como fazer o pelo de uma chinchila crescer novamente

Escrito por carolyn rumsey | Traduzido por jessica pietro pupo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer o pelo de uma chinchila crescer novamente
As chinchilas são animais frágeis, e não é incomum que percam um pouco de sua pelagem (Creatas/Creatas/Getty Images)

As chinchilas são animais frágeis, e não é incomum que elas percam um pouco de sua pelagem. No entanto, pode não ser apenas um pequeno incômodo ou lesão que está fazendo o animal ficar careca. Existem várias situações, doenças e lesões que podem causar esse sintoma incômodo. Embora você possa descobrir a causa da queda do pelo, é muito importante levar a chinchila doente ao veterinário. Ele irá diagnosticar oficialmente seu animal de estimação e fornecer um tratamento que permitirá que o pelo da chinchila cresça novamente, dentro de alguns meses.

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Manuseio impróprio

  1. 1

    Solte a chinchila imediatamente, caso ela esteja com medo e tente fugir. Se você agarrar a chinchila, para impedi-la de fugir, um "deslizamento de pelo" pode ocorrer, e isso irá liberar um trecho de pelo, para que ela escape mais facilmente de suas mãos.

  2. 2

    Evite agarrar o pelo da chinchila. A pelagem sai facilmente e isso irá deixar uma área calva.

  3. 3

    Brinque com a chinchila no chão ou próximo de uma superfície segura, pois esses animaizinhos têm uma tendência a fugir. Quando souber que a chinchila está tentando fugir em um ambiente seguro, você estará menos propenso a tentar impedi-la de escapar, evitando, assim o deslizamento de pelo.

  4. 4

    Penteie a chinchila de maneira apropriada e gentil; e não puxe muito forte ao escová-la. Enquanto estiver penteando a chinchila, alguns trechos de pelo podem cair, mas eles crescerão novamente se você não interferir.

    Estresse

  1. 1

    Certifique-se de que a chichila está comendo uma dieta bem balanceada. Você precisará comprar uma comida específica para chinchilas. Elas não devem ser alimentadas com comidas destinadas a outros animais pequenos, como coelhos ou ratos. Caso a chichila não aprecie a comida, isso pode se tornar uma fonte de estresse.

  2. 2

    Brinque com a chinchila regularmente, dando amor e atenção. Elas costumam se tornar estressadas se ficarem sozinhas, tristes ou entediadas. As chinchilas também podem gostar de interagir umas com as outras, mas precisam ser alojadas em gaiolas separadas.

  3. 3

    Observe a chinchila regularmente e note qualquer comportamento estranho, como se coçar ou morder. As chinchilas mordiscam a própria pelagem quando estão entediadas, sujas, ou apresentam uma dieta inapropriada. Caso essa seja a causa da calvície da sua chinchila, ajuste o ambiente para torná-lo mais confortável, e o pelo deve crescer novamente em alguns meses.

    Lesão

  1. 1

    Dê suporte para a chinchila ao segurá-la, colocando uma mão próxima da base da cauda e a outra em sua barriga ou ombro. Isso a ajudará a se sentir segura, tornando menos provável que ela se assuste e tente fugir, o que pode causar lesões e deslizamento de pelo.

  2. 2

    Dê um banho de pó na chinchila toda semana, ou em semanas alternadas. Quando a chinchila rola no pó, ela está limpando e fortalecendo sua pelagem. Tentar dar banho na chinchila com água pode lesar sua pele ou pelagem, e o pelo molhado atrai moscas.

  3. 3

    Não mexa na porção calva, caso ela seja resultado de lesão física, como uma briga com outra chinchila ou outro animal. Um veterinário poderá lhe dizer como cuidar da lesão, e uma vez curada, o pelo irá crescer novamente.

    Micose

  1. 1

    Se a chinchila tiver micose, trate com xampus em pó ou pomadas tópicas por oito semanas ou mais. O veterinário poderá fornecer um plano personalizado para a chinchila, para curar a micose.

  2. 2

    Lave as mãos cada vez que você manusear e/ou tratar a chinchila com micose. Você também deve usar luvas de exame, para se proteger. O fungo é contagioso, e você pode se infectar, caso não tenha cuidado.

  3. 3

    Procure por áreas calvas ao redor do nariz ou dos olhos. As micoses geralmente começam nesses locais e se espalham para as patas da frente ou os genitais.

  4. 4

    Esterilize ou limpe a gaiola cuidadosamente e livre-se de qualquer pó no qual a chinchila tenha rolado. A luz do sol e as altas temperaturas podem destruir fungos, juntamente com uma solução de Clorox ou Novascan. Use luvas ao limpar a gaiola e lave-a com água, caso soluções químicas tenham sido utilizadas.

Dicas & Advertências

  • Sempre ligue ou visite o veterinário antes de tentar tratar a calvície de sua chinchila. Isso pode ser um sinal de leve desconforto ou uma pista para um problema mais sério.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível