Como saber se há chumbo em brinquedos

Escrito por cat mccabe | Traduzido por elia regina previato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como saber se há chumbo em brinquedos
Soldadinhos de brinquedo eram feitos de chumbo pintado antes de serem feitos de plástico (miniature model army image by Jon Barnes from Fotolia.com)

O teor de chumbo nos brinquedos é uma grave preocupação para pais, crianças e profissionais de saúde. Não há nível seguro de exposição ao chumbo e seus efeitos tóxicos em brinquedos e outras fontes são cumulativos. O fígado e os rins são incapazes de remover o chumbo do corpo e ele acaba sendo armazenado nos ossos e nos órgãos, causando danos neurológicos ao longo do tempo. Crianças são especialmente vulneráveis​​, uma vez que são propensas a mastigar seus brinquedos -- ajudando o chumbo a entrar rapidamente no corpo através da corrente sanguínea. O baixo peso corporal da criança faz com que mesmo uma exposição leve tenha um grande impacto. O envenenamento agudo por chumbo pode causar letargia, ataxia, convulsões e coma, mas a maioria dos casos não apresenta sintomas evidentes. A melhor proteção contra a exposição é saber os tipos de brinquedos que normalmente contêm esse metal.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Acesso a informações sobre brinquedos recolhidos (recall)

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Previna-se levando seu filho para ser examinado por um médico para saber se ele foi exposto ao chumbo; com um simples exame de sangue detecta-se o menor traço de chumbo, a partir da idade de um ano até os seis. Se o teste não acusar a presença de chumbo, há chances de os brinquedos com os quais seu filho brinca serem seguros e, da mesma forma, seu ambiente doméstico.

    Como saber se há chumbo em brinquedos
    Consulte um pediatra (Doctor examines the patient image by Ella from Fotolia.com)
  2. 2

    Evite os kits comerciais de teste de chumbo. Os Centros de Controle de Doenças em Atlanta testaram a maioria deles e mostraram que não são confiáveis​​.

    Como saber se há chumbo em brinquedos
    Kits de teste não são confiáveis (bandelette test image by YvesBonnet from Fotolia.com)
  3. 3

    Verifique o nome do fabricante ao comprar bonecas ou bonecos para as crianças. Não importa onde o brinquedo tenha sido fabricado, pode ter acessórios vindos de outros lugares, como a China, onde foram identificados o maior número de brinquedos com quantidades elevadas de chumbo. O nome do fabricante pode ser verificado através de uma agência de comunicação do consumidor ou na internet, para ver se os seus produtos tiveram recall (chamada de volta ou recolhimento), devido ao alto teor de chumbo.

    Como saber se há chumbo em brinquedos
    Bonecas pintada podem ser perigosas (russian babushka dolls image by adrian stones from Fotolia.com)
  4. 4

    Evite comprar brinquedos para crianças em máquinas de venda automática. Os produtos vendidos nessas máquinas são muitas vezes decorados com tinta de chumbo. Teste as bijuterias infantis, esfregando-as com força, em um pedaço de papel. Se deixar uma marca cinza fosca, contém chumbo. Não compre brinquedos que tenham pequenas peças removíveis que possam ser engolidas. Eles não são apenas um perigo de asfixia, mas também podem fornecer uma exposição tóxica, se a peça contiver chumbo.

  5. 5

    Escolha bichos de pelúcia com cuidado. Verifique se o fabricante não teve recalls de produtos, uma vez que mesmo varejistas respeitáveis, atacadistas tiveram que retirar esses brinquedos das prateleiras.

    Como saber se há chumbo em brinquedos
    Pesquise a história do fabricante ao comprar bichos de pelúcia (stuffed toy dog image by kastock from Fotolia.com)
  6. 6

    Use seus sentidos. Teste o peso do brinquedo na mão. Se parecer muito pesado para seu tamanho, há boas chances de que contenha chumbo. Inspecione o brinquedo. Se ele tiver um tom metálico escuro ou for pintado de laranja ou vermelho, devolva-o. Se for feito de plástico maleável e macio, não o compre. O chumbo é utilizado como um estabilizador para manter os plásticos maleáveis.

  7. 7

    Supervisione as crianças, quando permitir que brinquem com os brinquedos dos avós, especialmente se forem de metal sólido ou pintado. Isso inclui soldadinhos, trens e qualquer coisa de mais de 40 anos de idade.

Dicas & Advertências

  • Ensine seus filhos a não colocar brinquedos e bichos de pelúcia na boca.
  • Se você viver em uma casa que foi construída antes de 1978, cuidado com pinturas descascadas. Essa é uma fonte contínua de altos níveis de chumbo, especialmente quando ingeridas por crianças.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível