Como chutar uma bola com potência

Escrito por chris wolski | Traduzido por thiago sanches
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Como chutar uma bola com potência
Técnica é tão importanto quanto força física para conseguir um chute potente no futebol (soccer image by Sergey Galushko from Fotolia.com)

Chutar uma bola de futebol, futebol americano ou rugby com potência não é apenas uma questão de quão forte você chuta. Similar ao beisebol, golfe e tênis onde o contato potente é gerado pela velocidade do balanço e torque criado pelo corpo, assim a potencia do chute é gerada pela velocidade e como se bate na bola através do movimento da sua perna e o próprio contato com a bola (veja as referências 1, 2 e 3). Tentar chutar a bola forte pode tensionar os seus músculos, o que atrasa a velocidade do movimento. No futebol, um forte contato com a bola pode aumentar a distância de seus passes e a efetividade dos seus chutes. A potência pode ser melhorada através da prática e do emprego de algumas técnicas básicas.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Bola de futebol
  • Tênis de futebol

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Instruções

  1. 1

    Dê um longo último passo. De acordo com os técnicos "da Soccer U", uma organização de destaque na "Fox Soccer Channel" (Canal de tv), você precisa tomar uma última passada longa o suficiente criando uma carga para impulsionar a bola para frente. o último passo deve incluir um pouco de um salto para aumentar a força.

  2. 2

    Coloque a sua perna de apoio de um pé a um pé e meio de distancia do lado da bola para permitir que a sua perna e tornozelo oscilem num plano de 45 graus com o solo. Isso permitirá que você golpeie a bola com a parte correta do seu pé.

  3. 3

    Traga a sua perna para trás dobrando o joelho para levar o seu calcanhar, enquanto você chuta, o mais perto possível das suas costas. Quanto mais para trás você levar a sua perna, mais energia e potência você exercerá contra a bola.

  4. 4

    Solte a sua perna para a posição de repouso permitindo que o seu joelho chegue nessa posição em primeiro lugar. De acordo com os técnicos da "Soccer U", você deve manter o espaço (criado entre as partes inferiores e superiores da sua perna quando são dobrados para trás) o máximo possível para aumentar a ação (como se fosse um chicote) do seu contato com a bola. A velocidade da sua perna do repouso até a impulsão é um fator determinante para a geração da potencia do seu chute (veja a referência 1)

  5. 5

    Durante o chute, crie um contato do centro da bola com o topo do seu pé. A maioria das autoridades de futebol aconselham a chutar a bola com as laterais para ter potência, contudo a "Soccer U" recomenda que você mire para golpeá-la com a junta de seu dedão do pé como "o primeiro metatarso" que é o maior osso do seu pé e assim irá gerar maior força e potência ao impacto. Aponte os dedos dos pés e fixe o seu ângulo para proporcionar uma superfície plana e dura em contato com a bola. Ao entrar em contato com o centro da bola causará uma maior pressão durante o chute, o que vai provocar a libertação de mais energia e fazer a bola viajar mais rápido.

  6. 6

    Continue o seu impulso para a frente através do chute. Imagine que há um painel de vidro em pé bem na frente da bola. Você quer que seu corpo inteiro quebre o vidros depois de chutar e não apenas a sua perna ou o pé. Seu impulso deve provocar-lhe uma "aterrissagem" no seu pé que chuta e não no pé de apoio depois do chute ser executado.

Dicas & Advertências

  • Tenha um amigo ou técnico para gravar o chute na bola e tente aumentar o números de quadros por segundo do vídeo para que você possa analisar o seus movimentos. Exercícios de alongamento devem ajudar a melhorar a sua flexibilidade tão bem quanto a estabilidade e velocidade do seu chute. Você também pode praticar sem uma bola.
  • Jogadores com pouca idade devem ser monitorados por adultos e técnicos enquanto praticam exercícios para garantir que eles estão chutando a bola corretamente e assim prevenindo contusões. Maus hábitos desenvolvidos quando os jogadores ainda são jovens podem ser difícil de serem quebrados.

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