Ciclo de vida do gorgulho de milho (Sitofilus zeamais)

Escrito por sandra parker | Traduzido por maria renata c. m. siqueira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ciclo de vida do gorgulho de milho (Sitofilus zeamais)
O gorgulho de milho danifica tanto as culturas como o produto já armazenado. (maiskolben image by Ewe Degiampietro from Fotolia.com)

O Sitofilus zeamais, ou gorgulho de milho, é uma espécie de gorgulho comumente encontrado em culturas de milho. A larva danifica os cultivos de milho ao desenvolver-se a partir de um grão individual, comendo-o de dentro para fora até a maturidade, e então se reproduzindo e gerando mais larvas prejudiciais a cultura. O gorgulho de milho é um perigo tanto para os cultivos de milho como para o produto já armazenado.

Outras pessoas estão lendo

Distribuição

O gorgulho de milho é um pouco maior do que o gorgulho de arroz e mais notável. Também é considerado um melhor voador, permitindo que ele se espalhe mais facilmente. As suas áreas endêmicas principais são as tropicais e temperadas, onde o milho é cultivado.

Reprodução

A fêmea adulta do gorgulho bota seus ovos nos miolos dos grãos do milho em uma taxa de 25 por dia, espalhados por 100 dias. O gorgulho de milho penetra no grão com seu longo focinho, insere seu ovipositor e deposita um único ovo. O ovo racha em aproximadamente três dias, dependendo da umidade e do conteúdo de hidratação do grão.

Desenvolvimento

A larva, que tem aproximadamente 4 mm, branca e sem perna, começa a comer o conteúdo interno do milho enquanto se desenvolve, levando entre 18 e 23 dias. A este ponto, a larva se torna pupa e começa a transformação para a forma de gorgulho adulto, parecido com o desenvolvimeno de uma borboleta. Este processo leva aproximadamente seis dias, sendo que neste período a pupa não come ou se move.

Maturação

O gorgulho então aparece, cortando um orifício circular no grão. Após isso, todo o processo se repete. Esse desenvolvimeno leva de 30 a 45 dias para terminar. O gorgulho de milho também se alimentará do milho durante a sua vida, que dura aproximadamente cinco a oito meses.

Controle

Apesar do gorgulho não ser um parasita, o dano que pode causar em uma cultura pode ser devastador. O relativo curto ciclo de vida do gorgulho do milho permite que ele se reproduza de tal maneira que os estoques e as culturas do grão podem ser dizimados em uma estação. Como eles atacam produtos alimentícios, não é prático matá-los com pesticidas. O método mais seguro para a erradicação da peste é a remoção, ou seja, qualquer milho que seja declarado contaminado deve ser isolado em plástico pesado e jogado fora. Os locais de armazenamento de grão devem ser inspecionados regularmente para possíveis sinais de infestação. Um outro método é o de congelar ou superaquecer os estoques de grão, apesar desse método ser impraticável em grandes depósitos além de danificar o germe da semente que é necessário para ser usado nas plantações. Nessas situações, boa ventilação é necessária para reduzir a hidratação dos grãos e, consequentemente, a capacidade dos gorgulhos de reprodução.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível