Diferença entre a icterícia fisiológica e a patológica

Entenda as diferenças entre a icterícia fisiológica e a patológica

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Tanto a icterícia fisiológica quanto a patológica podem resultar em uma coloração amarela da pele, da esclerótica e das membranas mucosas, entretanto são causadas por condições diferentes.

Icterícia fisiológica

Quando um bebê saudável tem icterícia, a condição é considerada como icterícia fisiológica. A maioria dos bebês tem um grau de icterícia após o nascimento pois seu fígado ainda não processa a bilirrubina.

Icterícia patológica

A icterícia patológica pode acometer crianças e adultos e é o resultado de uma icterícia que apresenta riscos à saúde devido ao seu grau ou causa.

Causas

Em relação à icterícia fisiológica, os recém-nascidos, por vezes, não conseguem processar a bilirrubina após o nascimento. Quando altos níveis da substância se acumulam, o efeito amarelado pode ocorrer.

Algumas das causas por trás da icterícia patológica são: incompatibilidades de sangue, doenças sanguíneas, síndromes genéticas, hepatite, cirrose, bloqueio do duto biliar, demais doenças do fígado, infecções ou medicamentos. Ademais, ela também pode acontecer em recém-nascidos se for agravada por desidratação, nascimento prematuro, dificuldade no parto, entre outras razões.

Tratamento

Normalmente, a icterícia fisiológica se cura sozinha, contudo, em casos mais graves, pode ser recomendado uma fototerapia para ajudar na quebra das moléculas de bilirrubina.

Na icterícia patológica, assim que a causa principal for tratada e corrigida, ela será curada.

Aviso

Se você suspeitar que seu filho tenha icterícia, consulte um médico para fazer os testes apropriados, chegar a um diagnóstico e iniciar o tratamento.

eHow Brasil
×