Códigos de documento ISO 9000: Como etiquetar os seus documentos

Escrito por dan howard | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Códigos de documento ISO 9000: Como etiquetar os seus documentos
Você deverá codificar os documentos da sua organização de acordo com a cláusula da norma ISO 9000 (Businesswoman At Desk image by Monika 3 Steps Ahead from Fotolia.com)

As normas de gestão da qualidade ISO 9000 ditam os requisitos de documentação aos quais uma organização deve se adaptar para obter a certificação ISO. Entre eles, encontram-se a documentação das políticas de qualidade e objetivos da organização, a publicação de um manual de qualidade e os procedimentos escritos indicando como os documentos e os registros devem ser controlados e auditados. O processo de auditoria da ISO requer que a sua organização forneça evidência do registro de atividades. Para otimizar os seus registros para uma auditoria, você deverá codificá-los segundo as cláusulas dos requisitos de documentação da ISO 9001.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Baixe uma cópia das diretrizes da ISO para os requisitos de documentação conforme o ISO 9001. Essas diretrizes fornecem uma lista de todos os documentos que devem ser produzidos para satisfazer os requisitos da norma. O apêndice ao final dos mesmos inclui uma lista de cláusulas relevantes das normas ISO 9001, as quais especificam os documentos que devem ser mantidos.

  2. 2

    Colete e etiquete os documentos relacionados com a informação dos empregados. As normas ISO 9001 estabelecem que as revisões do pessoal por parte da gerência e a informação relacionada com a educação, treinamento, habilidades e experiência dos empregados devem ser documentadas. Os documentos devem ser codificados conforme a cláusula 5.6.1, e os históricos dos empregados devem seguir as diretrizes da cláusula 6.2.2 e).

  3. 3

    Codifique os documentos que contenham informações gerais dos produtos. A documentação dos resultados de qualquer processo produtivo que não possa ser verificada por um monitoramento subsequente deve ser codificada segundo a cláusula 7.5.2 d). A documentação que descreva a identidade única de um produto deve respeitar as diretrizes da cláusula 7.5.3, e a documentação de propriedade perdida ou danificada deve se ajustar à cláusula 7.5.4. Quando um produto for lançado, a documentação dos indivíduos responsáveis de autorizar o lançamento deve ser registrado conforme a cláusula 8.2.4.

  4. 4

    Codifique os documentos que contenham informações sobre realização, revisão, design e desenvolvimento de produtos. Os documentos relacionados com o design e desenvolvimento do produto devem respeitar as cláusulas 7.3.2 a 7.3.7; revise o apêndice para buscar a cláusula específica para cada documento. Quaisquer documentos que forneçam evidência de que a realização do produto na sua organização respeita os requisitos da ISO 9001 devem ser registrados respeitando a cláusula 7.1 d), e as revisões dos requisitos dos produtos devem ser codificadas respeitando a cláusula 7.2.2.

  5. 5

    Codifique quaisquer documentos que permitam avaliar os fornecedores da sua organização. Esses documentos devem ser codificados conforme a cláusula 7.4.1.

  6. 6

    Codifique os documentos que validem a calibração dos equipamentos de medição segundo a cláusula 7.6. Se não existirem normas definidas, os documentos que forneçem a base das medições deverão ser codificados respeitando a cláusula 7.6 a).

  7. 7

    Monte um arquivo com todos os documentos relacionados com a auditoria interna. Os resultados das auditorias internas da empresa deverão ser registrados sob a cláusula 8.2.2. Se forem detectados produtos em não conformidade, estes deverão ser registrados segundo a cláusula 8.2.4. Os resultados das ações corretivas surgidas de uma auditoria devem ser documentadas sob a cláusula 8.5.2 e), e os resultados das ações preventivas necessárias devem respeitar a cláusula 8.5.3 d).

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível