Como é calculado o colesterol VLDL?

Escrito por daisy mccarty | Traduzido por eduardo marcal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como é calculado o colesterol VLDL?
Saiba mais sobre o colesterol (fat image by Leonid Nyshko from Fotolia.com)

Outras pessoas estão lendo

Colesterol VLDL

VLDL significa lipoproteína de densidade muito baixa. É um dos três tipos comumente conhecidos de colesterol. Os outros dois tipos são LDL (lipoproteína de baixa densidade) e HDL (lipoproteína de alta densidade). Medir os níveis de colesterol no seu corpo ajuda a revelar o seu estado metabólico. Existem duas maneiras de calcular quanto VLDL tem na sua corrente sanguínea.

Análise do soro

Não tem uma maneira simples de calcular diretamente o VLDL. Ele normalmente é inferido a partir dos outros números referentes ao colesterol no soro. Apesar dos resultados dos laboratórios não costumarem vir com um número de VLDL, ele pode ser calculado ao subtrair o LDL e o HDL do colesterol total. Esse calculo é uma boa estimativa, mas não é preciso, pois o VLDL pode se transformar em tipos menos comuns de colesterol, como o IDL (lipoproteína de densidade intermediária), o VLDL nascente e o VLDL remanescente que, algumas vezes, são inclusos nos valores de LDL. A primeira fórmula básica para estimar o VLDL é a seguinte: colesterol total - HDL - LDL = VLDL

Análise dos triglicerídeos

Um nível elevado de triglicerídeos na corrente sanguínea é considerado um sinal de alerta para a saúde cardiovascular. A hiperlipidemia é um quadro que pode estar associado com uma quantidade elevada de um ou dos vários tipos de lipídios aqui discutidos. Ela também pode ser uma precursora ou indicadora de vários quadros crônicos, como doenças cardiovasculares, aterosclerose, diabetes, hipotireoidismo e alguns distúrbios pancreáticos.

Normalmente, um nível elevado de VLDL corresponde a uma grande concentração de triglicerídeos no sangue. Em qualquer instante, há aproximadamente um quinto de moléculas de VLDL do número de moléculas de triglicerídeos no seu sangue. Isso implica a segunda maneira de calcular o valor de VLDL, que é triglicerídeos / 5 = VLDL.

A importância de se calcular o VLDL

O VLDL carrega os triglicerídeos (gordura) para e a partir de vários tecidos do corpo segundo a necessidade de energia e estocagem. Ele trabalha em consonância com o HDL, o LDL e várias enzimas, como a apolipoproteína C-II, a apolipoproteína E e a lipase de lipoproteína. Elas podem reduzir a carga de triglicerídeos de uma molécula de VLDL e transformá-la em LDL.

O LDL é o mecanismo de transporte de gordura do fígado para o restante do corpo. Uma grande quantidade de LDL significa que o corpo está acumulando mais gordura. O HDL é o mecanismo que direciona essas substâncias para o fígado. A gordura e o colesterol podem ser excretados do corpo como parte da bile e através do intestino. Isso significa que o corpo tem a saudável habilidade de se livrar do excesso de gordura e colesterol.

O HDL normalmente é chamado de colesterol "bom" e o LDL é conhecido como "mau". Todavia, as consequências associadas com os valores de VLDL são, normalmente, ignoradas completamente. Entretanto, níveis elevados de VLDL não são inócuos. Todos os três tipos de colesterol podem ser indicadores de problemas cardiovasculares, dependendo da quantidade de cada um e da proporção dos tipos no sangue. Você deve acompanhar as mudanças ao longo do tempo para avaliar se sua condição de saúde está melhorando ou deteriorando.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível