Níveis de globulina em gatos

Escrito por leigh a. peterson | Traduzido por gabriel tomicioli da silveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Níveis de globulina em gatos
Gatos (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Ao levar seu gato ao veterinário para um check-up ou problema de saúde, muitas vezes exames de sangue serão pedidos. O exame de sangue é uma grande ferramenta até para gatos aparentemente saudáveis​​, uma vez que apresentará inconsistências que podem ser o início de um problema de saúde, assim como ajudará a esclarecer os sintomas. O exame de sangue também ajuda a manter o controle de como o tratamento está afetando a saúde geral do gato.

Se o exame de sangue mostra números altos ou baixos de globulina, significa que as proteínas nas células do sangue do seu gato estão anormais.

Outras pessoas estão lendo

Proteínas

Globulina é uma proteína, um bloco de construção de células e tecidos. As proteínas são os elementos básicos de enzimas e anticorpos, bem como muitos hormônios e agentes de coagulação. Juntamente com a outra proteína principal, a albumina, a globulina tem várias funções em células sanguíneas auxiliares de gatos, incluindo o transporte de hormônios e vitaminas, regulando a proporção de ácido para alcalino e fornecendo aos músculos e tecidos água e energia.

Níveis

Os níveis de proteína em gatos são constantemente flutuantes com mudanças na dieta e metabolismo. Portanto, o exame de sangue que mostra um pequeno aumento no teor de proteínas pode ser explicado simplesmente pela falta de água ingerida naquele dia. Questões médicas verdadeiras são mais corretamente identificadas quando os níveis de proteína são comparados com os sintomas e outros números altos ou baixos no gráfico. Ainda assim, o exame de sangue que mostra um gato com os níveis de globulina aumentado ou diminuído pode apontar para algumas questões possíveis.

Globulina baixa

Gatos com exames de sangue mostrando baixa globulina podem estar passando por disfunção hepática, anemia ou problemas nos rins. A dieta e a tireoide pode precisar ser examinada em gatos com diminuição dos níveis de globulina.

Globulina alta

Como as globulinas contêm anticorpos, um aumento nos níveis de globulina de gato pode indicar um parasita ou uma infecção bacteriana ou viral. Outros problemas possíveis incluem a doença do fígado felino, artrite e problemas renais. Se os números elevados de globulina são acompanhados por vômitos ou diarreia, o gato pode fazer testes para problemas no pâncreas e intestino. Um exame de urina pode ajudar a determinar a saúde dos rins e um raio-X pode mostrar uma possível artrite.

Quebra da globulina

Se os números de globulina são de grande preocupação, um teste chamado eletroforese pode derrubá-los ainda mais. Um problema pode, então, ser limitado a alfa, beta ou gama-globulina. Isso ajudará ainda mais as áreas problemáticas. Por exemplo, questões como a inflamação podem ser grave quando alfa-globulina é maior, mas mais leve quando o aumento está em beta-globulina. Uma condição inflamatória conhecida como PIF, ou peritonite infecciosa felina, provoca um aumento da beta-globulina.

Proteína total

Proteína total é um dos muitos números no exame de sangue que trabalha junto com globulina para contar uma história maior. Como os números de proteínas podem variar com a dieta, é importante notar que os gatos em uma dieta de alta proteína, como uma dieta de carne crua, normalmente mostrarão os números de proteína ligeiramente mais elevados.

Gatos com números elevados de proteínas podem estar sofrendo de desidratação, linfoma ou infecções, tais como tuberculose e pneumonia. Números baixos de proteínas em gatos pode indicar desnutrição, anemia, doenças do fígado, hemorragia ou doença gastrointestinal.

Relação A/G

A albumina-globulina, ou a relação A/G, é determinada pela divisão de albumina por globulina. Embora seja normal para os gatos terem um pouco mais de globulina do que albumina, uma vez que os números de proteínas flutuam, também não é incomum para um gato saudável ter quantidades iguais dos dois ou mostrar os níveis de albumina ligeiramente mais elevados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível