×
Loading ...

Como colher esporos de cogumelo para plantar

Atualizado em 26 junho, 2017

Um cogumelo é um tipo de fungo que se reproduz através da produção de esporos. O corpo de frutificação do cogumelo é o segmento superior que contém os poros que produzem os esporos. O micélio é a parte do cogumelo que atua como suas raízes e caules, proporcionando ao cogumelo humidade e nutrientes. A coleta de esporos de cogumelos silvestres ou cultivados permite que você produza novos espécimes como hobby ou como ingrediente para pratos culinários.

Instruções

Cogumelos crescem a partir de minúsculos esporos produzidos em corpos de frutificação (Blue Jean Images/Photodisc/Getty Images)
  1. Colha os cogumelos em um dia seco. Arranque, pelo menos, seis ou sete cogumelos grandes e maduros do solo segurando a porção inferior do micélio e puxando para cima para retirar do substrato ou do solo. Coloque os cogumelos em um saco de papel depois de recolhidos.

    Loading...
  2. Forre a área de trabalho com jornal limpo. Coloque os cogumelos no local e examine a coleção. Jogue fora os cogumelos mofados ou doentes para evitar a coleta de esporos de qualidade inferior.

  3. Separe os talos dos chapéus. Coloque os chapéus em folhas brancas de papel comum, com suas brânquias voltadas para baixo. Coloque os frascos limpos por cima dos cogumelos,e deixe-os lá por cerca de 24 horas.

  4. Retire os frascos e levante delicadamente do papel os chapéus dos cogumelos. Os traços dos esporos, chamados de marca do esporo, devem estar visíveis.

  5. Esterilize uma pequena jarra de vidro e uma faca de cozinha afiada inserindo o frasco, a tampa e a lâmina em água fervente por cerca de 10 minutos. Deixe os itens secarem e esfriarem à temperatura ambiente antes de continuar.

  6. Use a ponta de corte da faca esterilizada para raspar os esporos caídos na marca no papel para dentro do frasco de vidro esterilizado. Os pequenos esporos vão se assemelhar a pó na jarra.

  7. Coloque a tampa no frasco para manter os esporos secos e limpos. Armazene os esporos de cogumelos na geladeira até que estejam prontos para o plantio.

Loading...

Dicas

  • Lave as mãos antes de colher os cogumelos e coletar os esporos. As bactérias podem reduzir a viabilidade dos esporos.

Aviso

  • Não coma cogumelos colhidos na natureza se não souber classificá-los. Embora muitos pareçam cogumelos comestíveis, semelhantes àqueles vendidos em supermercados, alguns são muito venenosos.

O que você precisa

  • Jornal
  • Folha branca
  • Potes de vidro
  • Geladeira

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...