O que é coloração de bactérias ácido-álcool resistentes?

Escrito por jacklyn dephoff | Traduzido por pamela oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é coloração de bactérias ácido-álcool resistentes?
Foto da coloração pela técnica fluorocromo

A técnica de coloração de bactérias ácido-álcool resistentes é um teste diferente para identificar a presença de certos tipos de bactérias presentes em uma amostra. Existem três tipos comuns desse tipo de coloração que são frequentemente usados em laboratório para determinar o agente causador de algumas doenças.

Outras pessoas estão lendo

Definição

A coloração de bactérias ácido-álcool resistentes é um teste de laboratório para diferenciar os componentes de uma amostra e determinar se ele contém bactérias ácido-álcool resistentes, como a mycobacterium. Essa técnica de coloração possui três componentes básicos que são o corante primário, o descorante e o contra corante.

Bactérias ácido-álcool resistentes

Bactérias ácido-álcool resistentes são organismos cobertos por uma dura camada com propriedade de cera chamada cápsula lipídica. A bactérias mais comuns com esse traço são a Mycobacterium tuberculosis (agente causador da tuberculose), a Mycobacterium leprae (agente causador da lepra) e a Nocardia asteroids (agente causador da nocardiose).

Procedimento de coloração de bactérias ácido-álcool resistentes

O procedimento de coloração para essas bactérias ocorre em três etapas: aplicação prolongada do corante na amostra; lavagem do corante com metanol e ácido clorídrico (descorante); e aplicação do contra corante na amostra lavada que identifica as bactérias ácido-álcool resistentes em meio aos outros organismos da amostra.

Tipos de procedimentos

Os três tipos dessa coloração são Ziehl-Neelson, Kinyoun e fluorocromo. O primeiro corante das técnicas de Ziehl-Neelson e Kinyoun é a carbolfucsina, enquanto a auramina é o primeiro corante da técnica fluorocromo. No método Ziehl-Neelson o corante primário é prolongado pelo calor e o contra corante é o azul de metileno. No método Kinyoun, o primeiro corante é prolongado por um solvente lipídico e o contra corante é o verde brilhante. Na fluorocromo, o contra corante é ou permanganato de potássio ou acridina laranja (na figura 1 temos uma coloração pela técnica fluorocromo da mycobacterium tuberculosis, adaptada de vacinas e doenças previsíveis: fotos da tuberculose, CDC).

O que é coloração de bactérias ácido-álcool resistentes?
Foto da coloração pela técnica fluorocromo

Resultados positivos

Um resultado positivo para essas bactérias nos métodos Ziehl-Neelson ou Kinyoun aparece como uma vara de cor vermelha/fúcsia contra um fundo azul/verde enquanto varas fluorescêntes amarelas/laranjas em uma coloração fluorocrômica. Um resultado positivo é uma dica para o agente causador de um infecção. De acordo com a Revista de diagnóstico molecular da University of Washington "um resultado positivo não indica a presença do complexo M. tuberculosis (MTBC)". (Na figura 2 temos um resultado positivo da coloração mostrando a Mycobacterium tuberculosis, adaptado da Revista de diagnóstico molecular).

O que é coloração de bactérias ácido-álcool resistentes?
Mycobacterium tuberculosis colorida pelas técnicas abordadas

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível