×
Loading ...

Como combater a manchas no tomate

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A pinta preta, ou mancha de alternaria, é causada pelo fungo Alternaria solani, que faz par com a Phytophthora infestans, que também causa a conhecida requeima nas batatas, como sendo as duas maiores causadoras doenças no tomate. As infecções por fungo ocorrem em geral em locais úmidos, e causam as folhas, caules e frutos a formarem manchas pretas, além de enfraquecer e possivelmente matar a planta, mas podem ser combatidas usando fungicidas ou métodos naturais.

Instruções

Ambas as doenças podem acabar com as plantas de tomate (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)
  1. Plante seus pés de tomate em uma área com boa circulação de ar para prevenir os fungos, deixando um bom espaço entre as plantas para permitir que o ar circule e que as folhas sequem após serem regadas ou chova, e plante-os longe de um muro ou qualquer objeto que possa bloquear a passagem do vento. Os esporos dos fungos precisam de um clima úmido para se desenvolver, e morrem caso não encontrem essas condições.

    Loading...
  2. Inspecione as plantas durante a estação, procurando por manchas nas folhas e caules. A pinta preta pode atacar a qualquer hora, mas a Phytophthora infestans geralmente aparece só no final da estação.

  3. Se encontrar manchas nas folhas (geralmente as infecções começam nas folhas inferiores), identifique a doença para saber como lidar com o fungo; vários sintomas são similares, mas existem também características que os distinguem. A pinta preta produz manchas nas folhas de em torno de 1,3cm ou menos, com anéis concêntricos e aréolas amarelas, enquanto as manchas da Phytophthora infestans são irregulares, começam pelas bordas da folha, e fazem com que elas fiquem marrons ou um preto arroxeado, além de afetar o caule, podendo fazer com que galhos inteiros morram. Outro fungo que causa manchas no tomate é o Septoria lycopersici, mas que pode ser facilmente identificado por produzir manchas minúsculas, de apenas 3mm. O Septoria lycopersici pode ser tratado da mesma forma que a pinta preta, e não é tão problemático quanto os outros dois fungos.

  4. Corte fora qualquer folha com manchas assim que as encontrar, e caso a infecção seja grande demais, arranque a planta inteira. Você pode enterrar as folhas em uma ara distante a propriedade, ou colocar a planta em um saco de lixo para jogar fora. Desinfete as tesouras com álcool cada vez que corta uma planta fora.

  5. Aplique o fungicida recomendado para cada doença, seguindo as instruções do fabricante. O Phytophthora infestans é difícil de matar, e os fungicidas funcionam melhor para prevenir o fungo do que para salvar as plantas afetadas.

  6. Regue as plantas de manhã cedo para que as folhas fiquem secas durante a noite, aplique a água diretamente nas raízes ou use irrigação por gotejamento.

  7. Seja sanitário e remova todas as raízes e restos de tomate no final da estação, para evitar que focos do fungo sobrevivam.

Loading...

Dicas

  • Fertilize bem suas plantas, para torná-las mais resistentes a doenças.
  • Se possível, alterne entre plantar vegetais suscetíveis aos fungos e não-suscetíveis aos fungos a cada 3 anos.
  • Acolchoe o chão ao redor das plantas do tomate para evitar que esporos do fungo sejam jogados do chão para a planta com as gotas da chuva ou irrigação.

Aviso

  • Não trabalhe com seus tomates em condições de umidade extrema, pois fungos se espalham muito facilmente.

O que você precisa

  • Saco de lixo de plástico
  • Tesouras de jardim ou de poda
  • Fungicida

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...