Como combater a timidez na adolescência

Escrito por ehow contributor | Traduzido por a. araújo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como combater a timidez na adolescência
Fazer com que o adolescente sinta-se à vontade socialmente é obrigatório para seu desenvolvimento emocional (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Atualmente, as pressões da sociedade forçam os adolescentes a crescer e amadurecer mais rápido do que nunca; essas mesmas pressões podem deixar um adolescente tímido e introvertido. Cobra-se constantemente que os adolescentes ajam como adultos, mas não lhes dão a orientação necessária para assimilar socialmente esse papel. Fazer com que o adolescente sinta-se à vontade socialmente é obrigatório para seu desenvolvimento emocional.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Empatize com o adolescente: coloque-se no lugar dele, tente lembrar como era a época em que convivia com seus pais e professores. Tenha cuidado para não projetar demais suas próprias experiências no adolescente. Como adolescentes, eles sentem que ninguém consegue entender o que eles estão passando; coloque muito da sua experiência em jogo e eles podem acabar se retraindo.

  2. 2

    Observe o adolescente com seus amigos em um ambiente. Geralmente, adolescentes tendem a assumir papéis dentro dos grupos; dentro da dinâmica grupal, o adolescente pode ser taxado como o tímido e agir segundo tal papel. Lembre-se que essa não é a única causa e que separar o adolescente de seus amigos não é a solução: essas observações são apenas para identificar um possível fator da timidez. Se o adolescente for "o tímido do grupo", tente fazê-lo sair da concha ao lhe perguntar sobre os assuntos que ele gosta.

  3. 3

    Investigue a condição física do adolescente: estudos mostram que adolescentes ativos e em boa condição física geralmente se sentem mais confortáveis socialmente. Muitos adolescentes com problemas de imagem corporal são tímidos. Recomendar exercícios é um assunto delicado, pois o adolescente pode entender isso como um reforço à sua imagem corporal negativa. Uma alternativa é envolver o adolescente em clubes que lhe interessem em vez de um passatempo fisicamente ativo.

  4. 4

    Tente incentivá-lo a buscar uma terapia. Esse é outro assunto delicado, uma vez que o adolescente pode entender isso como a ideia de que ele é "louco" ou que possui problemas psicológicos; é importante fazê-los entender que todos têm algum problema em algum momento da vida -- novamente, é possível que alguém compartilhe sua própria experiência; talvez alguém que o adolescente admire, um amigo da família, parente ou colega. A maioria dos adolescentes almeja um estado inalcançável de "normalidade".

  5. 5

    Seja paciente -- nada é mais importante ao se lidar com problemas de adolescentes. Cada um deles resolve seus problemas em seu próprio ritmo e não devem ser apressados. Evite comparar o adolescente a um irmão, parente ou amigo -- eles tem seu próprio caminho a seguir. A pior coisa a se dizer é "Por que você não pode ser mais parecido com seu irmão?". Isso faz o adolescente se sentir pior e poderá agravar o problema.

  6. 6

    Consulte um médico para alternativas possíveis. Tenha cuidado ao submeter um adolescente a qualquer tratamento psicológico ou medicamentoso; o tratamento médico da timidez é relativamente novo e tem algumas desvantagens potenciais, como prejudicar sua autoestima.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível