Quando começa a sensibilidade na mama durante a gravidez?

Escrito por dana severson | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quando começa a sensibilidade na mama durante a gravidez?
É quase inevitável que haja sensibilidade nas mamas quando você e seu esposo engravidam (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)

É quase inevitável que haja sensibilidade nas mamas quando você e seu esposo engravidam. Seria útil se o pai da criança suportasse um pouco desse fardo; mas como isto não acontecerá tão cedo, talvez você esteja se perguntando o que esperar, ou seja, no que se refere à sensibilidade nas mamas.

Outras pessoas estão lendo

Período de tempo

Em cada mulher é ligeiramente diferente, mas você tipicamente experimentará uma certa sensibilidade na mama por volta de quatro a seis semanas de gravidez. Na verdade, esse tipo de sensação é realmente uma das primeiras indicações de que você está grávida. Caso sinta exagerada sensibilidade nessa área de seu corpo, sem estar acompanhada de sua menstruação, talvez você queira considerar a realização de um teste de gravidez.

Significância

Devido a todas as alterações hormonais associadas à gravidez, o tecido mamário começará a experimentar aumento do fluxo sanguíneo em uma espécie de preparação para a produção de leite. As glândulas produtoras de leite são essencialmente ativadas nesse momento, embora tipicamente só comecem de fato a produção láctea nas primeiras 72 horas após o parto. Isto não quer dizer que você não começará a inchar ou que não ocorrerá extravasamento no final da gestação, pois suas mamas começarão a produzir colostro.

Efeitos

Depois de sentir essa sensibilidade entre a quarta e a sexta semanas de gestação, normalmente você passará a notar o aumento de tamanho de sua mama. Em geral, isto só ocorrerá por volta da oitava semana, mas pode muito bem começar mais cedo em algumas mulheres. Talvez você também passe a ter a sensação de formigamento e, às vezes, prurido nas mamas. Isto é completamente normal. À medida que elas crescem, é inevitável o estiramento da pele, causando esse prurido.

Concepções errôneas

Algumas mulheres ficam um pouco preocupadas quando suas mamas deixam de ser sensíveis, especialmente durante os três primeiros meses de gravidez, uma vez que a sensibilidade, em geral, diminui no segundo e no terceiro trimestres. Isto também é completamente normal, pois a sensibilidade é intermitente conforme a flutuação de seus hormônios. É claro, visitas regulares ao médico são sempre recomendadas, portanto sinta-se livre para mencionar quaisquer alterações durante suas consultas habituais programadas.

Considerações

Para aliviar um pouco a dor que possa sentir em suas mamas, você realmente deve pensar em usar um sutiã específico para grávidas. E não basta simplesmente ir a uma loja e pegar um sutiã em um cabide do mostruário; passe algum tempo experimentando-o. Talvez você já saiba que comprará um sutiã com um tamanho da taça (mama) um (ou dois) números maior, mas não basta apenas ser um sutiã de tamanho grande, especialmente se você estiver em busca de algum alívio.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível