Comidas que resultam em cefaleia em salvas

Escrito por rica lewis | Traduzido por luana ribeiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Comidas que resultam em cefaleia em salvas
Certas substâncias presentes em alguns alimentos podem causar dores de cabeça (Visage/Stockbyte/Getty Images)

De acordo com o artigo escrito por David Zieve (Doutor em medicina, Mestre em administração médica, médico diretor da A.D.A.M., inc), cefaleias em salvas são comuns, podem ser crônicas e ocorrem tipicamente mais em homens do que mulheres. São mais frequentes em adolescentes e pessoas de meia idade, apesar de poderem ocorrer em qualquer idade. Sintomas da cefaleia em salvas incluem queimação aguda ou dor constante em um lado da cabeça, dor nos olhos que se acentuam rapidamente, com picos de 5 a 10 minutos. Essas dores de cabeça podem durar de 30 minutos a várias horas.

Outras pessoas estão lendo

Substâncias

A tiramina é uma substância que se forma pela quebra da proteína em alguns alimentos. Alimentos envelhecidos podem conter grandes quantidades de tiramina e causar cefaleias em salvas em pessoas sensíveis a essa substância. Por esse motivo, o site Cleveland Clinic faz um alerta contra os seguintes tipos de queijo: Brie, queijo azul, Cheddar, feta, Gorgonzola, Muenster, muçarela, parmesão, Suiça, Stilton e queijo fundido.

Aditivos

De acordo com a Cleveland Clinic, aditivos e conservantes presentes em certos alimentos podem desencadear cefaleia em salvas. Nitratos e nitritos são considerados possíveis desencadeadores da dor de cabeça, pois dilatam os vasos sanguíneos. Estas substâncias podem ser encontradas em alimentos como presuntos ou carnes industrializadas, salsichas e outros embutidos, bacon, pepperoni e carnes curadas ou processadas.

Realçadores

O glutamato monossódico, ou MSG, é utilizado para realçar o sabor em certos alimentos. Acredita-se que esse aditivo pode desencadear cefaleia em salvas em certos indivíduos (segundo a Cleveland Clinic). O MSG é um ingrediente ativo em comidas embaladas, molho de soja, amaciante de carne e culinária Asiática. Em alimentos embalados, esse ingrediente é mencionado como "gordura hidrolisada", "proteína hidrolisada" ou "agentes naturais de conservação".

Sintomas

De acordo com a Cleveland Clinic, dores de cabeça e outros sintomas sentidos após o consumo de MSG incluem: aperto no rosto e pressão no rosto e peito, sensação de queimação no peito, ombros ou pescoço, tontura, desconforto abdominal e vermelhidão no rosto. Estes sintomas podem ocorrer de 20 a 25 minutos após a ingestão dos alimentos contendo MSG.

Considerações

Muitas pessoas que sofrem com dor de cabeça, inclusive aquelas que experimentam as salvas de cefaleia, encontram outros alimentos além dos que contêm aditivos e MSG que também podem desencadear essas dores. Esses alimentos incluem nozes, manteiga de amendoim, pizza, batata frita, carnes de órgãos, como fígado e patê de frango, peixe seco ou defumado, alimentos em conserva, produtos de levedura, como pão azedo e produtos de padaria, feijões, cebolas, abacate, frutas frescas ou secas, sopas a base de caldo de carne e produtos lácteos cultivados. Considere manter um diário dos alimentos que ingere para ajudar a identificar qual deles desencadeia as dores.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível