Saúde

Alimentos que podem causar piora de pênfigo

Escrito por maryellen cicione Google | Traduzido por lucas schiavo
Alimentos que podem causar piora de pênfigo

As batatas devem ser evitadas

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Pênfigo é uma doença autoimune rara que causa bolhas na pele e, em alguns casos, nas membranas mucosas. O sistema imunológico de pessoas com pênfigo trata as células da pele e das mucosas como bactérias e vírus nocivos e começam a atacá-los. A enfermidade tende a ser genética e mais comuns em pessoas de descendência mediterrânea e persa, assim como descendentes de indianos do norte e judeus do leste europeu. Quando o pênfigo aparece, algumas comidas podem causar uma piora no quadro.

Outras pessoas estão lendo

Tipos de pênfigo

Há diferentes tipos de pênfigo, os quais comumente ocorrem em pessoas de meia idade e idosas. O mais comum é o pênfigo vulgar, o qual causa bolhas e feridas dolorosas na boca e nas cordas vocais. Lesões que aparecem no rosto e escalpo e espalham-se até o peito e as costas são sinais de pênfigo foliáceo. Essa forma não é tão dolorosa quando a vulgar, mas as feridas coçam bastante e podem causar desfiguração. O menos comum, mas mais sério tipo de pênfigo, é o paraneoplásico, o qual causa lesões na pele, lábios, boca e esôfago, além de tumores. Independentemente do tipo de pênfigo que uma pessoa tenha, alguns alimentos pioram a doença, especialmente se os pacientes estão tomando prednisona ou outros medicamentos.

Remédios que pioram o pênfigo

Captopril, penicilamina e rifampicina são remédios que podem causar pênfigo. A prednisona é geralmente receitada para controlar pênfigo. Como resultado, uma dieta rica em proteínas e baixa em carboidratos é recomendada enquanto o remédio estiver sendo tomado. Os alimentos também devem ser pouco gordurosos e salgados. Também é importante manter níveis apropriados de potássio e cálcio. Alguns alimentos têm composições químicas similares com remédios que causam pênfigo. Portanto, os pacientes devem evitar alimentos que contém taninos, isotiocianatos, tiois e fenóis como ingredientes.

Alimentos que contêm taninos

Taninos podem ser encontrados em uma variedade de alimentos e bebidas. Frutas e vegetais com taninos que pessoas com pênfigo devem evitar são: bananas, amoras, maçãs, peras, cerejas, mangas, oxicocos, casca de uva, abacate e berinjelas. Outros alimentos que contêm taninos são nozes pretas, noz de cola, sementes de cacao, pimenta do reino, alho, gengibre, cominho, alecrim, coentro, ginseng, iúca e araruta. Café, alguns chás, refrigerante, cerveja e vinho são algumas das bebidas que contêm taninos e devem ser evitadas por pessoas que têm pênfigo.

Alimentos contendo isotiocianatos

Isotiocianatos, os quais são óleos de mostarda encontrados em vários legumes, também devem ser evitados. Alguns dos que o contém são: brócolis, couve-flor, repolho, nabo, mostarda, couve-de-bruxelas, agrião, rabanete e raiz-forte, Alguns molhos temperados contêm óleo de mostarda sintético, que podem irritar a mucosa de pessoas com pênfigo.

Alimentos que contém tiois

Cebolas, alho e alho-poró são alimentos que contém tiol. Eles são parte do grupo Allium, o qual inclui a cebolinha e as chalotas. Alimentos contendo tiois podem causas bolhas e devem ser eliminados da dieta.

Alimentos que contém fenóis

Fenóis também são prejudiciais a quem tem pênfigo e podem ser encontrados como ácidos cinâmicos em sucos de frutas e condimentos usados para dar sabor a sorvetes, guloseimas e doces, assim como em temperos e bebidas. O pineno é outro tipo comum de fenol, o qual é encontrado em batatas, tomates, bananas, mangas e pimenta do reino. Fenóis também podem ser encontrados em alimentos defumados, leites e derivados, se o animal comeu semente de algodão.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media