Comparação dos tamanhos Widescreen vs. Full-Sscreen

Escrito por bert markgraf Google | Traduzido por felipe minéu
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Comparação dos tamanhos Widescreen vs. Full-Sscreen
Televisões widescreen tem o formato 16:9 (Jupiterimages, Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Em uma certa época, telas de cinema, televisores e monitores de computador todos compartilhavam a relação de aspecto de fullscreen (tela cheia) de 4:3, que é quase quadrado. Quando os filmes tornaram-se widescreen (tela larga) e alta definição, eles usaram o novo, uma relação mais ampla de 16:9 e as televisões logo seguiram o exemplo. Os fabricantes poderam produzir o novo formato a um custo menor, por isso tornou-se comum para monitores de computador, especialmente aqueles utilizados para visualização de filmes. Proporções como 5:4 e 16:10 são menos comuns, mas disponíveis também.

Outras pessoas estão lendo

Proporção 4:3

A proporção full-screen de 4:3 significa que uma tela com uma largura de quatro unidades tem uma altura de três unidades. Fabricantes especificam o tamanho da tela, informando a diagonal da tela. Uma tela de 20 polegadas típica com uma proporção full-screen de 4:3 tem uma largura de 40 cm e uma altura de 30 cm. Sua área de visão é de 1,2 metro quadrado. Ao alterar a diagonal, a largura e a altura mudam baseados no mesmo fator. Uma tela de 22 polegadas, o que é 10% maior, tem uma largura de 44 cm e uma altura de 33 cm, cada um também tem um aumento de 10%.

Proporção 5:4

Telas quase quadradas, com uma proporção de 5:4 são menos comuns. Estas telas combinam formatos de documentos específicos, como fotografias 10 por 8. Uma tela típica de 20 polegadas com uma proporção 5:4 tem uma largura de 39,5 cm e uma altura de 31,75 cm. A sua área de visualização, de 1,254 metro quadrado, é ligeiramente maior do que a tela de 4:3, porque a proporção está mais perto de um quadrado.

Proporção 16:9

A partir da data de publicação, a maioria dos cinemas e televisores passaram a usar o formato widescreen de proporção 16:9. Uma tela de 20 polegadas com uma relação de aspecto de 16:9 tem um comprimento de 44,1 cm e uma altura de 24,9 cm. Tem uma área de visualização de somente 1,1 metro quadrado por causa da forma longa e estreita. Você precisa de um ecrã de quase 22 polegadas no formato 16:9 para obter a mesma área de visualização como com um 20 polegadas full-screen.

Proporção 16:10

Produzir o formato widescreen custa menos do que as telas em full-screen porque as telas são mais estreitas e têm menor área de tela. Como resultado, os fabricantes começaram a distribuir monitores de computadores em formato widescreen. Inicialmente uma proporção 16:10 ganhou aceitação, dando aos usuários de computadores um pouco mais de altura para ver páginas de material. Tais telas têm uma largura de 43,2 cm e uma altura de 26,9 cm para uma tela de 20 polegadas. A área de visualização é de 1,162 metros quadrados. Desde a data de publicação, o formato de tela de computador mais comum é de 16:9 - em parte devido às vantagens de custo, mas também por causa da exibição de filmes widescreen em computadores.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível