Comparações entre orçamento departamental e organizacional

Escrito por elliott taylor | Traduzido por tatiana ament
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Comparações entre orçamento departamental e organizacional
Todos os departamentos de uma organização precisam de um orçamento (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Orçamentos empresariais podem ser mais complexos do que os pessoais, mas o conceito é o mesmo. Um orçamento é simplesmente um plano para gastar o dinheiro que estiver entrando. Os orçamentos departamentais e organizacionais estão relacionados, pois o orçamento específico do departamento é incorporado ao orçamento organizacional mais amplo.

Outras pessoas estão lendo

Orçamento organizacional

O orçamento organizacional é o orçamento total de uma empresa ou entidade. De acordo com a revista "Entrepreneur", um orçamento empresarial deve incluir quatro elementos: faturamento total, custo total, lucro ou prejuízo para o período do orçamento e lucros ou prejuízos acumulados. Para uma empresa governamental ou organização sem fins lucrativos, a fórmula é basicamente a mesma: recursos que entram menos recursos que saem, resultando em um excedente ou um déficit. Em empresas privadas, esse excedente ou déficit significa lucro ou prejuízo. Em uma organização sem fins lucrativos, um excedente significa que a organização pode fazer mais por seus membros.

Objetivos do orçamento organizacional

O principal objetivo de um orçamento organizacional é manter as operações de toda a empresa, agência de governo ou organização sem fins lucrativos, tendo um fluxo de caixa positivo em todos os momentos. Um dos principais componentes do orçamento organizacional é a margem de lucro desejada. O lucro pode ser aumentado de duas maneiras: primeiro, aumentando as vendas; segundo, diminuindo os custos. Um orçamento organizacional determinará expectativas de custo realistas para os orçamentos departamentais subjacentes, determinando metas de vendas ou de angariação de fundos para a geração de receita dos departamentos.

Orçamento departamental

Um orçamento departamental tem a mesma função da sua versão organizacional e será parte do orçamento total da organização. Um departamento de uma empresa ou organização é, de certa forma, uma empresa em miniatura dentro da empresa. Por esse motivo, departamentos frequentemente são chamados de unidades de negócio. Muitos orçamentos departamentais têm um fluxo de receita de outra unidade de negócio da empresa, em vez de receita de vendas. Os orçamentos departamentais são usados para gerenciar custos e fluxo de caixa para beneficiar toda a organização.

Objetivos do orçamento departamental

Os objetivos do orçamento departamental geralmente se focam na redução e prevenção de custos. Com os departamentos cada vez mais enxutos, tendo que atingir os mesmos resultados com menos recursos, a estrutura de custos geral da empresa fica reduzida e, portanto, a margem de lucro aumenta. Enquanto um departamento de vendas pode ter um orçamento que inclua metas de venda, a maioria dos departamentos internos não tem fluxo de caixa e depende dos departamentos de vendas e de marketing para ter receita. Se um departamento exceder o orçamento, pode ter impacto negativo em toda a estrutura da empresa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível